Curso de ergonomia no enfrentamento dos fatores psicossociais do trabalho é promovido pela Fundacentro

O curso de ergonomia no enfrentamento dos fatores psicossociais do trabalho, será oferecido pela Fundacentro, no auditório da instituição, situado à rua Capote Valente, 710 – Pinheiros – São Paulo – SP. Será nos dias 23 e 24 de outubro de 2024. A atividade é coordenada pelos pesquisadores José Marçal Jackson Filho e Thaís Helena de Carvalho Barreira. O objetivo é apresentar o ferramental da Ergonomia da Atividade. Portanto, o programa se dá tanto em seus aspectos conceituais quanto metodológicos, assim, a ideia é auxiliar na intervenção sobre os determinantes organizacionais e no enfrentamento dos fatores psicossociais do trabalho (FPT). Dessa forma, o curso é destinado a dirigentes sindicais, trabalhadores, cipeiros e profissionais de Segurança e Saúde do Trabalhador, capacitando-os a solicitar e acompanhar intervenções ergonômicas. Os pesquisadores destacam a crescente prevalência de problemas de saúde mental relacionados ao trabalho, que têm causado impactos significativos não apenas nos trabalhadores e suas famílias, mas também nas empresas e no Estado. Embora os fatores psicossociais não tenham sido incluídos na última versão da Norma Regulamentadora 17 – NR 17, eles ressaltam que a Ergonomia da Atividade abrange o trabalho em suas diversas dimensões, sejam elas física, cognitiva, emocional e social. “É possível intervir nas situações de trabalho, por meio da Análise Ergonômica do Trabalho, prevista na NR 17, associando determinantes, a própria atividade e as consequências, como acidentes e doenças, para redesenhar a organização do trabalho patológico”, afirmam. As inscrições presenciais, gratuitas, vão até as 10h do dia 23 de outubro. Mas, para as inscrições on-line é necessário acessar o EAD.  Transmissão Simultaneamente, o curso de ergonomia será transmitido pelo canal da Fundacentro no YouTube: dia 23 de outubro e no dia 24 de outubro.  A carga horária de 8 horas e contará com aulas expositivas, estudos de caso e discussões em torno de material audiovisual. A programação será dividida em duas tardes, com os seguintes temas: Dia 23 de outubro das 14h às 18h Dia 24 de outubro das 14h às 18h Fonte: Fundacentro

Centro de Formação Profissional Sinduscon/Senai é lançado com 300 alunos do Renova DF

Na nova fase do programa, selecionados terão aulas e vivência profissional em 26 empresas da construção civil O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Cléber Valadão Júnior, disse nesta quarta-feira (16/10) que o novo Centro de Formação Profissional possibilitará qualificação especializada a futuros profissionais que desejam construir carreira no setor e garantir dignidade às suas famílias. A declaração ocorreu durante cerimônia de abertura da unidade, lançada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Governo do Distrito Federal (GDF). “Neste Centro de Formação Profissional, o nosso setor vai receber vocês de braços abertos para que possam fazer, de fato, uma carreira, uma vida, dentro da construção civil do DF”, disse o presidente do Sinduscon-DF, dirigindo-se aos 300 alunos do Renova DF, que lotaram o saguão. Eles foram selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) para a fase de expansão do programa. Com essa iniciativa, de acordo com o presidente do Sinduscon-DF, o setor da construção civil contribui efetivamente para garantir dignidade às pessoas por meio do Renova DF. “As empresas foram chamadas para fazer, de fato, com que esse programa terminasse da forma como um programa social tem que terminar, com as pessoas parando de depender de programas sociais, ou seja, conseguindo seus empregos para viver com dignidade e, a partir daí, seguirem suas vidas e sustentarem suas famílias”, disse. Além das aulas no Centro de Formação Profissional, que ficarão sob a responsabilidade do Senai, os alunos terão vivência profissional em 26 empresas da construção civil, receberão da Sedet bolsa de um salário-mínimo e serão contemplados com passe livre estudantil. “É uma oportunidade que o governador Ibaneis Rocha está oferecendo para toda a nossa cidade, para vocês [alunos] e para todo o setor da construção civil”, destacou o presidente do sindicato. “Essa turma, que já vinha sendo atendida pelo Renova DF, estava com dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, porque a qualificação era mais genérica. Agora envolvemos as empresas da construção civil, nessa nova fase da formação, mais específica, para que os alunos possam ser contratados, futuramente, pelas empresas da construção civil”, explicou o líder sindical. Os alunos terão qualificação mais específica em oito cursos: construtor de alvenaria, auxiliar de manutenção, assentador de revestimento cerâmico, montador drywall, eletricista predial, armador de ferro, instalador hidráulico e pintor de obras imobiliárias. Os cursos foram definidos para formar profissionais especializados em áreas que hoje registram as maiores necessidades de mão de obra das empresas associadas ao Sinduscon-DF, à Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e à Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco). “Essas três entidades, conjuntamente, são organizadoras da demanda por formação de mão de obra das empresas”, afirmou o presidente do sindicato. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal, Thales Mendes, destacou o papel das três entidades, que reúnem empresas responsáveis por garantir emprego e renda a milhares de famílias no DF. “O Sinduscon e a Abrasco, junto da Ademi, são as principais entidades representantes dos empresários da cidade. É por isso que foi feita essa parceria com eles”, ressaltou o titular da Sedet. O setor da construção é responsável por 51,3% do PIB da indústria do DF. O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, disse que a formação profissional deve seguir uma trilha que passa por etapas importantes. “A parceria do Senai-DF com o Sinduscon-DF e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF nesse centro de formação profissional terá efeito imediato na qualidade dos trabalhadores, que poderão atender demandas específicas do setor da construção que não são abordadas em qualificações de perfil generalista”, ressaltou. Entre as autoridades presentes na cerimônia do lançamento do Centro de Formação Profissional, estiveram o superintendente do Sesi-DF e diretor regional do Senai, Marco Secco; o deputado federal Rafael Prudente; e os presidentes da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Bittar; da Ademi-DF, Roberto Botelho; da Asbraco, Afonso Assad; e do Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Leonardo Ávila. Também estiveram presentes na solenidade diretores do Sinduscon-DF e os ex-presidentes da entidade Adalberto Cleber Valadão, Márcio Edvandro Rocha Machado, Elson Ribeiro Póvoa e Dionyzio Antonio Martins Klavdianos. Fonte: Sinduscon-DF

Gerente de odontologia do Seconci-DF recebe homenagem

Sessão solene realizada na Câmara Legislativa do DF fez alusão ao dia do cirurgião-dentista Comunicação Seconci-DF Na noite do dia 17 de outubro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene em homenagem ao dia do cirurgião-dentista comemorado em 25 de outubro. A sessão foi uma iniciativa do deputado distrital Rossevelt (PL-DF) e contou com a participação de profissionais de odontologia de vários segmentos do DF. Entre os homenageados, estava a gerente de odontologia do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos. O deputado Roosevelt ressaltou a necessidade de mais investimentos e reconhecimento pelo poder público na área odontológica. Ele disse que a diferença de cobertura de atendimento odontológico no país está em 40%, quando no Distrito Federal o número é de 18%. “A odontologia é uma área muito importante para nossa cidade. A saúde não é tratada de forma isolada, é preciso tratar o indivíduo de forma conjunta e a saúde bucal faz parte desse cuidado. Faço um compromisso com todos para que o cirurgião-dentista seja respeitado e tenha o reconhecimento merecido”, falou Roosevelt. Mára Lúcia é natural de Uberaba, tendo vindo para o DF em 1998. Desde então, ela atua como cirurgiã-dentista desde 1999. No Seconci-DF, ela começou a atuar como cirurgiã-dentista em 2001, assumindo a gerência da área em 2022. Para ela é uma honra ter recebido a moção de louvor. “É uma honra ser homenageada porque a odontologia é um trabalho que dispende dedicação e esforço. Nossa profissão não é reconhecida como deveria. Nós, como cirurgiões-dentistas, temos a obrigação de atuar na promoção e prevenção da saúde bucal, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida dos nossos pacientes”, explica Mára. Participaram da mesa de abertura da sessão solene, o presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF (CRO-DF), Carlos Henrique Guimarães Júnior; o presidente da Associação Brasileira de Odontologia DF (ABO-DF), Aroldo Pinheiro de Moura Neto; o presidente da ABO-Taguatinga, Marcelo da Mota Gabriel; o conselheiro da Conselho Federal de Odontologia (CFO), Samir Najjar; o diretor do Sindicato dos Odontologistas do DF (SODF), José Arnaldo Pereira Diniz.

Secretária da Mulher visita o Seconci-DF

Objetivo foi estreitar os laços e buscar parcerias para combate à violência doméstica e familiar aos trabalhadores da construção Comunicação Seconci-DF A Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira, esteve na sede do Seconci-DF na quinta-feira, 17 de outubro, acompanhada pelo chefe de gabinete Márcio Rogério. Os dois foram recepcionados pelo presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, pelos diretores Luiz Fernando Azambuja, Mirelle Corrêa, José Antônio Bueno, pela gerente geral Geórgia Grace e pela assistente social Roseane dos Santos. Em setembro deste ano, o Seconci-DF, por meio da diretora Mirelle Corrêa e da assistente social Roseane, esteve na Secretaria da Mulher apresentando o projeto ‘EU PROTEJO AS MULHERES’, iniciativa do Seconci que tem levado conscientização e prevenção de violência doméstica e familiar para os canteiros de obras. Agora, a ideia é unir esforços para expansão do projeto em benefício do setor da construção. O presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, ressaltou a importância da atuação do Seconci no tema e da necessidade de ter parceiros que estão na linha de frente de ação e de combate do feminicídio. “O social está no nosso nome e é importante que tenhamos parceiros que possam fortalecer nossa atuação dentro do setor da construção. É fundamental estreitar os laços para que nossos objetivos sejam cumpridos e como estamos atuando no tema de combate à violência doméstica, é importante ter parceiros como a Secretaria da Mulher conosco”, comentou Carlos Eugênio. Para a Secretária Giselle Ferreira, a parceria vem para somar e ser mais um canal de conscientização e combate à violência. “Estamos aqui para ser facilitadores e somar com vocês porque a violência não escolhe classe social, dia e horário para acontecer. Daí a importância de levar informação e estar presente em toda a sociedade. Temos feito um trabalho de busca ativa, identificando as pessoas envolvidas em violência para que esse ciclo seja quebrado e vocês podem somar conosco”, disse Giselle. O Seconci-DF tem participado ativamente de ações de combate à violência doméstica e familiar. Em setembro deste ano, por meio de convite feito pela Subsecretária de Proteção à Mulher, a instituição esteve no lançamento do Comitê de Proteção à Mulher da Estrutural. Na ocasião, as profissionais do serviço psicossocial, a psicóloga Flávia Ferraiolo e a assistente social Roseane dos Santos, realizaram atendimentos à comunidade presente no evento. EU PROTEJO AS MULHERES De julho a agosto deste ano, o Seconci-DF percorreu 18 canteiros de obras no DF em várias regiões administrativas levando conscientização e sensibilização aos trabalhadores do setor. Foram mais de 2 mil trabalhadores alcançados e o próximo passo é estreitar os laços com parceiros que atuam no combate e na prevenção à violência doméstica e familiar.

Urgente: última semana para participar da consulta pública do Anexo 3 da NR-15

Lembramos que foi prorrogada até dia 17, próxima quinta-feira, a consulta aberta pelo Ministério do Trabalho e Emprego para revisar a NR-15, e que poderá enquadrar as funções exercidas com exposição direta ao sol como atividades insalubres, em grau médio, gerando aumento de até 20% no custo com mão de obra. Os trabalhadores são essenciais para a nossa indústria e a sua saúde é um pilar fundamental para todos. Desta forma, entendemos que as respostas regulatórias devem priorizar a saúde dos trabalhadores, com medidas técnicas para a eliminação ou neutralização dos riscos. O pagamento de insalubridade por insolação não irá preservar a saúde dos trabalhadores da construção civil, pois saúde não se compra, se preserva. A construção civil já passa por enormes desafios com o aumento dos custos após 2020. Aumentar os custos irá agravar os desafios, podendo causar a retração do nível de atividade da indústria da construção, inviabilizando projetos e reduzindo, assim, a geração de empregos e renda. Por isso, convidamos todos os empresários da construção civil e demais colaboradores desta cadeia produtiva a responderem à consulta pública, através do link Consulta Pública Revisão Anexo III NR-15,  se manifestando pela inadequação da proposta, que não protege o trabalhador e pode elevar em até 10% o custo de construção. Com informações do Seconci-MG

Seconci-DF participa da roda de conversa do Grupo Trabalho Seguro

Evento aconteceu em Brasília com representantes de todos os membros dos GETRIN do Centro-Oeste Comunicação Seconci-DF O Grupo de Trabalho Interinstitucional (GETRIN) é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Grupo é coordenado pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) e atua na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Esse trabalho é feito em cooperação com representantes de diversos segmentos, governo, empregadores, trabalhadores e sociedade civil. No Distrito Federal, o GETRIN10 possui mais de 10 representantes, entre eles, O Seconci-DF. Nesse sentido, o GETRIN10 reuniu na sexta-feira, 11 de outubro, na sede do Tribunal os coordenadores dos GETRIN das região Centro-Oeste e os membros do que compõem o Grupo no Distrito Federal para uma roda de conversa. O objetivo do encontro foi apresentar as práticas realizadas em suas regiões. O Seconci-DF, membro do GETRIN10, esteve presente com o diretor José Antônio Bueno Magalhães JR e a gerente de segurança do trabalho Juliana Moreira de Oliveira. De acordo com o presidente do TRT-10, as trocas de experiências contribuem para a melhoria do meio ambiente de trabalho, tornando-o mais seguro aos empregados. “O Poder Judiciário atua não só julgando processos em que, infelizmente, o fato já aconteceu, quando já houve um adoecimento no trabalho ou mesmo um acidente, muitas vezes, ceifando vidas. Estamos aqui, hoje, se propondo a apresentar políticas e procedimentos que possam ajudar a evitar que situações como essas aconteçam”, disse o desembargador Ribamar Lima Junior. Para o diretor do Seconci-DF, José Antônio, o GETRIN é importante porque reúne representantes de vários segmentos num mesmo objetivo. “A força do GETRIN é a amizade. É um local onde há democracia e todo mundo pode falar. Quanto mais eu trabalho nessa área, mais eu vejo que todos têm o mesmo objetivo. Nessa troca de ideia é onde eu acho que mais enriquece o GETRIN. A questão da SST é uma realidade de todos e, se trabalharmos juntos, ganhamos força.”, disse Bueno. Alguns membros do GETRIN10 fizeram um relato da atuação da sua entidade no grupo e da importância das ações ao longo dos anos de atividade do Grupo no Distrito Federal. Representando o Seconci, Juliana Moreira fez uma apresentação com registros fotográficos de algumas ações realizadas nos últimos 12 anos, nas quais o Seconci-DF participou ativamente. “É de extrema importância a existência deste GETRIN10, onde diversos atores com interesse na temática de Saúde e Segurança do Trabalho se unem e atuam para buscar um ambiente mais saudável e seguro para os trabalhadores do DF”, comentou Juliana. FRENTE PARLAMENTAR DE SST Também durante o Encontro, foi anunciado o lançamento oficial da Frente Parlamentar de Segurança e Saúde no Trabalho. A cerimônia será realizada no dia 23 de outubro na Câmara Legislativa do DF. A Frente Parlamentar foi uma proposição do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil) e tem por objetivo discutir e propor medidas que visem a melhoria das condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores. Por meio de debates e audiências públicas, buscaremos sensibilizar e conscientizar a sociedade, as empresas e os órgãos governamentais sobre a importância da promoção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho. Participaram da abertura do encontro o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), desembargador Ribamar Lima Junior, a gestora nacional do Centro-Oeste do PTS no Tribunal Superior do Trabalho (TST), juíza Ananda Tostes Isoni, o gestor regional do PTS no TRT-10, juiz João Otávio Fidanza Frota, a gestora regional do PTS no TRT-23, desembargadora Eliney Bezerra Veloso, o gestor regional do PTS no TRT-18, juiz Cleidimar Castro de Almeida, e a procuradora do trabalho Karol Teixeira de Oliveira, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho.  Durante o encontro, representantes das seguintes instituições pertencentes ao GETRIN10 falaram sobre a atuação no grupo de trabalho: Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região – MPT – DF/TO; Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF); Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF); Diretoria de Saúde do Trabalhador/Secretaria de Saúde do DF (DISAT/SESDF); Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do DF/Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (SintestDF/Fenatest); Serviço Social da Indústria do DF (SESI-DF); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (CREA-DF); Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brasília e do Entorno (Sticombe); Câmara Legislativa do DF (CLDF), além de convidados. Com informações do TRT10

Semana CANPAT Construção 2024: Painel debate NR-12 e segurança na construção  

Nesta terça-feira (8), durante a Semana CANPAT Construção 2024, o painel técnico sobre a Norma Regulamentadora 12 (NR-12) trouxe os principais pontos de atenção no setor da construção civil. Mediado por José Bassili, Gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, o evento contou com a participação do engenheiro de segurança do trabalho João Carlos Pires Campos, consultor técnico e diretor da E-SST Engenharia.  João Campos enfatizou os perigos e riscos associados à construção, destacando a importância da prevenção de acidentes. “Trabalhos em altura, choque elétrico, soterramento em valas e o uso inadequado de máquinas podem resultar em acidentes graves. A conscientização sobre esses riscos é essencial”, afirmou.  O painelista ressaltou que a evolução das tecnologias e métodos construtivos exige uma redução das atividades manuais. “As novas tecnologias requerem trabalhadores melhor capacitados para a operação segura de máquinas e ferramentas elétricas. É fundamental que as empresas priorizem treinamentos específicos”, acrescentou.  Relação entre Empresas Contratantes e Contratadas  Um dos pontos discutidos foi a aplicação da NR-12 entre empresas contratantes e contratadas. “Essas informações são importantes, o contratante tem que supervisionar, controlar e garantir que os prestadores de serviço estejam cumprindo essas regras de segurança”, explicou João Campos.  A dinâmica proposta envolve um fluxo de informações e responsabilidades. “É necessário um inventário de riscos que contenha a relação de máquinas e ferramentas utilizadas, bem como a capacitação dos trabalhadores. Somente assim, podemos garantir um ambiente de trabalho seguro”, enfatizou.  Importância da Supervisão e Responsabilidade  José Bassili, mediador do painel, destacou o papel das empresas contratantes na supervisão dos serviços prestados. “Com a terceirização em alta, é crucial que as empresas sejam rigorosas na seleção e contratação das prestadoras de serviços. A responsabilidade pela segurança no canteiro de obras não pode ser delegada”, disse.  Máquinas e Ferramentas: Atenção Redobrada  João Campos listou algumas máquinas e ferramentas que merecem atenção especial: “Argamassadeiras, minigruas e esmerilhadeiras são exemplos de equipamentos que apresentam riscos elevados se não forem operados corretamente”, alertou. Ele frisou que é vital garantir que os trabalhadores tenham fácil acesso a manuais e informações sobre a manutenção e operação segura dos equipamentos.  As informações compartilhadas e as discussões geradas durante o evento reforçam a importância da prevenção de acidentes e do cuidado com a saúde dos trabalhadores.  Confira a íntegra da Semana CANPAT Construção 2024 clicando aqui ou acessando o perfil oficial da CBIC no YouTube.  O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).  Fonte: Agência CBIC

Semana CANPAT Construção 2024: especialistas destacam importância e desafios da implementação da NR-18

O painel “NR-18: A NR da Indústria da Construção! O que preciso saber para implementá-la na sua integralidade”, realizado nesta quarta-feira (9), durante a Semana CANPAT Construção 2024 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), trouxe uma análise profunda sobre a importância da Norma Regulamentadora 18 (NR-18) e os desafios enfrentados pela indústria da construção na sua implementação integral. O evento contou com a participação de especialistas que, além de destacarem a relevância da norma para a segurança dos trabalhadores, também exploraram soluções e reflexões sobre como aplicá-la de maneira eficiente. Antônio Pereira do Nascimento, Auditor Fiscal do Trabalho e Coordenador do Projeto da Construção da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo (SRTb/SP), iniciou sua fala ressaltando o papel fundamental do evento na orientação sobre os novos caminhos após a revisão da NR-18, que passou a vigorar em janeiro de 2022. Segundo Nascimento, a norma oferece diretrizes essenciais, mas é necessário constante aperfeiçoamento.   Nascimento destacou a relevância da auditoria fiscal para garantir o cumprimento da NR-18. Ele explicou que, em casos de acidentes fatais, o Ministério do Trabalho está diretamente envolvido na produção de relatórios, interdições e embargos, além de acionar o Ministério Público do Trabalho e a Advocacia-Geral da União (AGU) para ações cíveis públicas e regressivas. “O objetivo é não só a fiscalização, mas a promoção de ações preventivas, garantindo que as empresas estejam sempre alinhadas com a segurança e saúde no trabalho”, afirmou. Para Nascimento, a chave para reduzir os acidentes está na prevenção durante a fase de planejamento e projeto das construções, citando o conceito de Prevention Through Design (PtD), da NIOSH. “Se incorporarmos a segurança e a saúde já na fase de projeto, conseguiremos uma redução efetiva dos acidentes graves e fatais”, explicou. Ele ainda trouxe uma reflexão baseada no estudo de Gambatese, destacando que quanto mais cedo às questões de segurança forem inseridas no projeto, maior será o ganho para os trabalhadores. “Quanto mais tarde agirmos, menos podemos fazer, e acabamos tomando medidas reativas, o que não deveria ser o ideal”, disse. Juliana Moreira de Oliveira, Gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF e mediadora do painel, fez um contraponto à fala de Nascimento, ressaltando que, apesar dos desafios e dos números preocupantes, o setor da construção civil também possui exemplos de boas práticas que precisam ser replicados. “Não existem só acidentes. Já fizemos muito, mas ainda temos um longo caminho para alcançar nosso objetivo de prevenir completamente acidentes e doenças do trabalho”, pontuou.  Juliana lembrou que a indústria da construção civil é uma das que mais demanda esforços contínuos de adequação às normas regulamentadoras, mas destacou o quanto as empresas e os trabalhadores vêm adotando uma postura mais proativa em relação à segurança no trabalho, apesar dos obstáculos.  A integração da NR-18 com outras normas e o papel do PGR  Lucas Bergmann, engenheiro civil e líder de negócios do SESI-SC, ofereceu uma visão técnica sobre a implementação da NR-18, abordando os desafios práticos enfrentados nos canteiros de obras. Para Bergmann, implementar a norma em sua integralidade não é uma tarefa simples, mas é possível com organização e comprometimento. Ele destacou que a NR-18 está profundamente conectada com outras normas regulamentadoras, como a NR-35 (trabalho em altura), NR-9 (riscos ambientais) e NR-1 (gerenciamento de riscos), que exigem uma abordagem integrada. “A NR-18 não está isolada; ela dialoga com várias outras normas. Isso nos traz mais flexibilidade, mas também nos exige uma maior articulação técnica para garantir a segurança dos trabalhadores”, afirmou.  Um dos pontos centrais da fala de Bergmann foi a mudança de perspectiva trazida pela NR-18. Segundo ele, a norma deixou de ser tão prescritiva, oferecendo mais liberdade para a aplicação de soluções de engenharia adequadas a cada realidade de obra. “A norma deixou de dizer tanto o como fazer e passou a nos dar mais liberdade para aplicar alternativas de engenharia nos canteiros de obra”, explicou. Essa flexibilidade, no entanto, exige dos profissionais de segurança maior conhecimento técnico e capacidade de adaptação. Bergmann também destacou a importância do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) como uma ferramenta essencial para a implementação eficaz da NR-18. Ele explicou que o PGR deve ser utilizado como parte integrante da rotina diária nos canteiros de obra, oferecendo uma visão clara dos perigos e riscos, além de orientar as ações de mitigação. “O PGR nos ajuda a mapear os riscos, eliminá-los quando possível ou implementar medidas administrativas para controlá-los. É um processo contínuo, que precisa ser enraizado no dia a dia da construção”, comentou. Bergmann finalizou reforçando a importância de influenciar a segurança desde a fase de concepção dos projetos de construção, reiterando a ideia de que, quanto mais cedo as medidas de segurança forem inseridas no planejamento, maiores serão os benefícios. “Depois que a obra começa, muitas vezes já é tarde demais para fazer grandes mudanças nos métodos construtivos ou no layout do canteiro, o que pode comprometer a segurança dos trabalhadores”, concluiu.  O painel destacou que, para garantir a implementação integral da NR-18, é necessário um esforço conjunto e contínuo de todos os envolvidos no setor da construção, desde engenheiros, técnicos de segurança até gestores e trabalhadores. A abordagem integrada com outras normas regulamentadoras e o uso estratégico de ferramentas como o PGR são fundamentais para garantir que a segurança seja uma prioridade em cada etapa do processo. Como destacado pelos painelistas, a prevenção desde a fase de projeto é uma das maneiras mais eficazes de reduzir os acidentes e promover um ambiente de trabalho mais seguro na construção civil. Confira a íntegra do painel clicando aqui ou acessando o perfil oficial da CBIC no YouTube. O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).    LEIA MAIS SOBRE A CANPAT Semana CANPAT Construção 2024: Painel debate NR-12 e segurança na construção  Semana CANPAT 2024 destaca impacto das normas de segurança na construção civil

O perigo das quedas nos canteiros de obras

A NR 35 estabelece que toda atividade com risco de queda superior a 2 metros do nível inferior se enquadra como trabalho em altura e, por isso, prevê uma série de requisitos para habilitação e proteção do trabalhador nessa circunstância a fim de evitar a ocorrência de quedas que coloquem em risco sua vida.  Porém, além das situações mais complexas do trabalho em altura, as quedas são um perigo constante na construção e podem ser resultado de um simples passo em falso no mesmo piso ou durante uma subida ou descida de escadas da edificação.  As principais causas de uma queda no ambiente de trabalho incluem:  Mesmo que as quedas possam ocorrer em qualquer lugar, no ambiente do trabalho é responsabilidade do empregador promover todas as medidas possíveis para evitar a ocorrência delas. É fundamental que a empresa tenha um programa de proteção contra queda atualizado e que atenda às exigências do local de trabalho e da legislação vigente, além de manter vigilância sobre as atividades realizadas e que exigem concentração, atenção e equipamentos adequados.  O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi). Fonte: Agência CBIC

Outubro Rosa: Seconci-DF foca na rede de apoio para pacientes

Durante o mês de outubro, o Seconci-DF percorrerá 26 canteiros de obras levando informação sobre câncer de mama Comunicação Seconci-DF O Seconci-DF iniciou na quarta-feira, 2 de outubro, a campanha Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer de mama. Durante os próximos 30 dias, serão realizadas 26 palestras em canteiros de obras das empresas parceiras falando sobre a prevenção e o cuidado com a saúde da mama. Além da prevenção à doença, neste ano, o foco da campanha será na rede de apoio de pessoas que estejam passando pelo tratamento e enfrentamento do câncer de mama. A técnica de enfermagem e uma das palestrantes do Seconci-DF, Elen Cristina, já enfrentou um câncer de mama. Ela comenta que a rede de apoio da família, principalmente do seu marido, foi essencial para que ela vencesse a doença e hoje pudesse compartilhar sua história. “Não é fácil receber um diagnóstico de câncer. Foi muito importante ter ao meu lado o apoio do meu esposo. Passar por esse desafio sozinha é muito difícil e ter pessoas que nos ama, nos apoia do nosso lado torna a batalha mais fácil de ser vencida, como eu venci”, conta Elen. Elen foi diagnosticada com um câncer de mama no ano de 2019. A rede de apoio foi importante para que ela pudesse vencer a doença e pudesse transformar a vida de outras pessoas pela sua história. Adalto Firmino, marido dela, corrobora sua fala. “Outubro de 2019, minha esposa foi diagnosticada com câncer de mama, uma ano depois de eu perder minha mãe por causa de um câncer de garganta. Foi um choque grande, mas eu sabia que ela ia superar a doença”, conta Adalto. Ele também reforça a importância de que as pessoas próximas às mulheres com a doença deem o apoio necessário e seja a rede de apoio para quem está sofrendo com a doença. “Caso encontre um desafio desse na sua jornada, não desampare essa pessoa. Quem está com câncer precisa de amor, carinho. Segure na mão dessa pessoa e mostre que ela não está só”, pediu ele. PALESTRAS As palestras realizadas durante o mês de outubro tem por objetivo levar conhecimento e sensibilização aos trabalhadores das empresas parceiras. Nesse sentido, serão 26 canteiros e mais de 2 mil trabalhadores alcançados. A primeira palestra da campanha aconteceu nesta quarta, 2 de outubro, num canteiro de obra localizada na quadra 500 do sudoeste e contou com a presença de 70 pessoas. “A palestra foi muito importante para todos. Foi uma palestra linda e agradecemos a oportunidade de trazer esse tema para nossos trabalhadores”, disse a técnica de segurança da empresa Base Investimento, Adriana Alves. Veja o depoimento completo de Adalto Firmino