Seconci-DF: Recesso unidade Asa Norte

O Seconci-DF informa a todos que não haverá atendimento na unidade Asa Norte, localizada no Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), 706/707 Norte no período a seguir: De 19 de dezembro de 2024 até 6 de janeiro de 2025, a unidade estará fechada. Retorno do atendimento: 6 de janeiro de 2025 (terça-feira). Na sede, localizada no Setor Placa da Mercedes, Conjunto 3, lotes 11, 13 e 15 – Núcleo Bandeirante, o atendimento segue normal: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Localização da sede aqui. O Seconci-DF deseja Boas Festas a todos e um 2025 de Prosperidade, Saúde e Paz.

Janeiro Branco: últimas vagas para agendamento de palestras

Campanha do Seconci-DF levará informações sobre saúde mental para os canteiros durante janeiro de 2025 Comunicação Seconci-DF As vagas para agendamento de palestras referente ao Janeiro Branco – Mês de promoção da saúde mental estão chegando no fim. Se você é parceiro do Seconci-DF e deseja levar esse tema para seu Diálogo Diário de Segurança (DDS) do próximo mês, aproveite enquanto ainda temos vagas disponíveis e agende uma palestra com nossa equipe do psicossocial. As palestras oferecidas pelo Seconci-DF são gratuitas e têm duração de 40 minutos. Além do janeiro branco, a instituição oferece diversos outros temas em todas suas áreas de atuação e esse serviço está disponível para todas as empresas do setor da construção que apoiam e acreditam na obra social do Seconci-DF. Confira, abaixo, os contatos das áreas e como agendar palestras para os canteiros de obras da sua empresa: Psicossocial: (61) 3399-1888 ramal 211 Segurança do Trabalho: (61) 3399-1888 ramal 247 Medicina: (61) 3399-1888 ramal 214 Odontologia: (61) 3399-1888 ramal 213 Além dos telefones acima, você pode fazer a solicitação pelo e-mail e whatsApp do Seconci-DF: (61) 98166-6969 | seconci@seconci-df.org.br

Exame de vista de graça

Trabalhadores da construção podem usar o serviço por meio do Seconci-DF Comunicação Seconci-DF A especialidade oftalmológica faz parte da medicina assistencial oferecida pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF). Esse serviço está disponível na sede da instituição, localizada no Setor Placa da Mercedes, conjunto 3, lotes 11, 13 e 15. Os profissionais da área atendem sempre às terças e quintas-feiras, no período da tarde e o agendamento é feito pelo site da instituição no endereço www.seconci-df.org.br. De acordo com o gerente médico do Seconci-DF, Maurício Nieto, a intenção é amparar os trabalhadores e possibilitar que eles tenham acesso à saúde, bem-estar e qualidade de vida. “No ambulatório de oftalmologia é realizado o completo da visão só trabalhador, com análise das queixas apresentadas, exame de fundo de olho, pressão ocular e testes para avaliar a necessidade do uso ou ajuste dos óculos. A saúde ocular é fundamental para o trabalhador da construção, prevenindo acidentes e promovendo mais saúde com a prevenção de doenças”, conta Maurício. Além da oftalmologia, o Seconci-DF oferece, sem nenhum custo ao trabalhador, especialidades em clínica médica e urologia, além do Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD). Todos esses serviços podem ser utilizados pelos trabalhadores das empresas que apoiam a obra social do Seconci. Se você precisa de atendimento em alguma das áreas acima, procure o RH ou o setor de segurança da sua empresa e solicite uma consulta.

AGO – Edital de Convocação

Assunto: Aprovação do Orçamento para o Exercício de 2025. Em cumprimento ao artigo 17, inciso I, alínea “b”, do Estatuto Social do Seconci-DF, ficam convocados todos os associados, na plenitude de seus direitos sociais, ou por intermédio dos seus representantes, devidamente documentados na forma prevista no mesmo Estatuto, para participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 28.11.2024, às 8h, instalando-se em primeira convocação, com, no mínimo, 2/3 do número de associados e, em segunda convocação, às 8h30min, com qualquer número, de forma híbrida: online, via link abaixo, e na sede da entidade, situada no SPLM, Conjunto 3, Lotes 11, 13 e 15 – Núcleo Bandeirante-DF, em que será deliberada a seguinte pauta: Link da videochamada: https://us02web.zoom.us/j/88616826476?pwd=0uF8Wy6mVkv5OJX2kEqcX2qQfWF5N3.1 Para acessar a AGO assinada, clique aqui.

Seconci-DF participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança e Saúde do Trabalhador

O objetivo é discutir e apresentar propostas legislativas que contribuam com o aprimoramento de políticas públicas de valorização da vida nos ambientes de trabalho Comunicação Seconci-DF O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança e Saúde do Trabalhador (SST) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aconteceu na quarta, 6 de novembro, no auditório da Casa. Iniciativa do deputado distrital Eduardo Pedrosa (UNIÃO BRASIL), juntamente com o Grupo Interinstitucional de Trabalho da 10ª Região (Getrin10), a Frente conta com representantes de empregadores, empregados, governo, Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e sociedade civil. Para Pedrosa, é necessário investir em políticas públicas que preservem a segurança e saúde dos trabalhadores. “A frente tem como foco discutir, apresentar e defender propostas que contribuam com o aprimoramento das políticas públicas de valorização e melhoramento das condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores, de sensibilizar e conscientizar a sociedade, as empresas e os órgãos governamentais por meio de debates, audiências envolvendo o poder legislativo, executivo e judiciário”, contou ele. A gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, esteve no lançamento da Frente e falou sobre a importância e o ineditismo dessa ação para todos que trabalham com segurança e saúde laboral. “A criação da Frente Parlamentar é um avanço para a segurança e saúde no DF. Incluir esse tema no legislativo distrital é uma forma de conscientizar toda a sociedade para a importância do assunto”, explicou Juliana. O Seconci-DF, que participa do Getrin10, foi citado durante as falas das autoridades como promotor de segurança e saúde no trabalho. Em sua fala, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), Adalberto Cléber Valadão JR ressaltou o papel da instituição como parceiro de SST das empresas do setor da construção. “O setor formal da construção civil decidiu, por conta própria, investir 1% da folha para criar uma entidade apenas para cuidar do trabalhador, o Seconci, que é muito importante para nós. É um serviço social da construção civil bancado integralmente pelos empresários formais do setor”, comentou Valadão. Defesa da Segurança e Saúde no Trabalho A Frente Parlamentar é uma associação suprapartidária, de natureza não governamental, constituída no âmbito da CLDF e integrada por um terço de Deputados Distritais. Dentre as ações, estão a realização de seminários, audiências públicas, palestras, conferências e outras atividades com a contribuição de especialistas da área e representantes de órgãos do governo e da sociedade civil organizada. O objetivo é de apoiar e orientar técnicos de segurança do trabalho e a população sobre a responsabilidade de cada um na prevenção e na forma de agir em caso de acidentes, bem como na prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Farão parte da Frente Parlamentar, os deputados distritais Paula Belmonte (Cidadania), Fábio Félix (Psol), Dayse Amarílio (PSB), Doutora Jane (MDB), Pr. Daniel de Castro (PP), Gabriel Magno (PT) e Max Maciel (Psol). Representantes do Grupo Interinstitucional do Trabalho da 10ª Região (GETRIN10) e do Comitê Permanente Regional do Distrito Federal (CPR-DF) compareceram à Sessão Solene, além de autoridades como o ministro do Superior Tribunal do Trabalho (TST), Alberto Bastos Balazeiro; auditor-fiscal do trabalho, José Almeida Martins de Jesus Junior, do Ministério do Trabalho, representando o ministro do trabalho, Luiz Marinho.  Assista à Sessão na íntegra aqui: Com informações da CLDF

25 de outubro: Dia do Engenheiro Civil

Nossos parabéns para todos os engenheiros civis que transformam e revolucionam nossa cidade, nossa sociedade e o mundo! A engenharia civil é responsável por tornar possíveis sonhos, projetos e criar empreendimentos que são dignos de obras de arte. Portanto, o trabalho do Engenheiro Civil é possibilitar que todos esses sonhos e projetos se tornem realidade. Parabéns aos engenheiros civis, em especial, todos os que atuam nas empresas parceiras do Seconci-DF.

Seconci-DF inaugura sala própria para exame de raio-X

Desde quinta-feira, 24 de outubro, todos os exames complementares passaram a ser feitos na sede da instituição Comunicação Seconci-DF O raio-X é um exame complementar que faz parte dos procedimentos obrigatórios, de acordo com a função que o trabalhador exercerá dentro dos canteiros de obras. Nesse sentido, ele é um dos exames que compõe o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e está disponível às empresas que têm programas ocupacionais com o Seconci-DF. Até então, o raio-X era o único exame feito em clínica parceira. Agora, todos os exames serão feitos na sede da instituição. O presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, comemora a aquisição e disponibilidade do novo serviço. “Estamos ampliando o leque de benefícios aos trabalhadores. Agora, a realização desse atendimento fica mais ágil em função da facilidade em atender nosso paciente nas nossas dependências que, até então, precisava se deslocar para realizar o raio-X”, comenta Carlos Eugênio. A sala de raio-X foi feita com recursos do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Territórios (MPTDFT), graças a disponibilização de verbas oriundas de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), que reverte multas trabalhistas em ações e serviços que beneficiem trabalhadores. Há algum tempo, o Seconci-DF tem conseguido melhorar o atendimento e aumentado os benefícios aos trabalhadores por meio de TACs, como por exemplo, a criação da Policlínica do Trabalhador, além de equipamentos e novos serviços para medicina e segurança do trabalho. De janeiro a setembro de 2024, a média mensal de exames de raio-X realizados pelos trabalhadores em clínica parceira foi de 335 exames. Atualmente, os exames complementares realizados pelo Seconci-DF alcançam números expressivos com mais de 51 mil procedimentos realizados somente em 2023 (veja lista de procedimentos abaixo). “A ideia central em trazer o raio-X para dentro da nossa instituição foi dar agilidade ao nosso cliente, o trabalhador; como eles fazem uma série de exames complementares conosco, a partir de agora, eles ganham tempo e o processo de atendimento se torna mais rápido, possibilitando que ele faça todos os exames em menos tempo”, explica Nieto. No primeiro dia de atendimento na sede, os trabalhadores que inauguraram a sala de raio-X comentaram sobre a comodidade de realizar o exame no mesmo local onde serão feitos todos os demais. “Fui muito bem atendido e pude realizar o exame de raio-X no próprio Seconci. Isso é bom para gente que trabalha na construção”, conta Caio Henrique Amorim. EXAMES COMPLEMENTARES REALIZADOS PELO SECONCI-DF

Artigo: Aos médicos e dentistas, com carinho!

No mês em que comemora-se o dia do dentista e do médico, além do médico do trabalho, o Seconci-DF se orgulha de fazer parte da promoção da saúde e do sorriso de milhares de pessoas anualmente por meio da sua atuação em medicina e odontologia. Atualmente, o Seconci-DF conta com 19 profissionais cirurgiões-dentistas e 6 médicos da área ocupacional e assistencial para atendimento aos beneficiários que nos chegam por meio das empresas parceiras. Cuidar da saúde com o atendimento médico assistencial ofertando as especialidades de urologia, oftalmologia, clínica médica, além do Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD) tem possibilitado que milhares de trabalhadores da construção tenham acesso digno à saúde e aos exames que previnem doenças como câncer de próstata, glaucoma, cegueira, entre outros tantos tipos de doenças que podem e devem ser evitadas. Na odontologias, nosso profissionais cuidam da autoestima e da dignidade dos trabalhadores por meio da assistência e do tratamento correto e adequado aos problemas como cárie, gengivite, entre outros tantos que, com visitas regulares aos profissionais de odontologia podem e devem ser evitados. É, portanto, necessário e plausível reconhecer e aplaudir todos os médicos e dentistas que atuam para promoção da qualidade de vida e da atenção básica à saúde da população. Em nosso caso, agradecemos aos profissionais que atuam na nossa missão de responsabilidade social pelo excelente e digno trabalho feito junto aos trabalhadores da construção civil do Distrito Federal. Nossa obra social, oriunda dos esforços dos sindicatos patronal e laboral, se orgulha de, em 36 anos de atividade no setor da construção civil da capital federal, ter mudado a vida, o sorriso e a saúde de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que ajudaram a erguer e fazer com que o Distrito Federal, em toda sua expansão territorial, propiciasse a dignidade dos homens e mulheres que tornaram nossa cidade e região a terceira metrópole do país. Em números, nossas áreas de medicina e odontologia são responsáveis por mais de 2,5 milhões de atendimentos somente dentro do setor da construção em 36 anos de existência e de serviços prestados. A todos os médicos e cirurgiões-dentistas que atuam e atuaram na nossa instituição, deixamos aqui nosso carinho e reconhecimento por terem feito parte desta história de transformação e de bem-estar social para a sociedade como um todo. CARLOS EUGÊNIO DE FARIA FRANCO | Presidente do Seconci-DF

Radar Trabalhista: Justiça do Trabalho entrega estudo com sugestões de atualização de NRs ao Ministério do Trabalho e Emprego

Em 15 de outubro de 2024, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) anunciou a conclusão de um estudo elaborado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão “Meio Ambiente do Trabalho” (GPMAT-USP), que propõe atualizações nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A pesquisa foi realizada em parceria entre a Faculdade de Direito da USP, a Justiça do Trabalho, através do Programa Trabalho Seguro (PTS), e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Na última quarta-feira (9), o então presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, entregou o estudo ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O documento, que destaca a necessidade de atualizações nas NRs 1 (Disposições gerais), 12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) e 17 (Ergonomia), foi apresentado à presidência do TST e do CSJT em agosto pelo coordenador nacional do PTS, ministro Alberto Balazeiro, e pelo coordenador do GPMAT-USP, juiz e professor Guilherme Guimarães Feliciano. O estudo visa modernizar e aprimorar a segurança no ambiente de trabalho, refletindo a necessidade de adequações diante das mudanças nas práticas laborais e nas tecnologias utilizadas. Para saber mais sobre essa e outras notícias relacionadas à área trabalhista, além de uma seleção de decisões publicadas por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, acesse o Radar Trabalhista nº 377/2024 da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 14/10 à 18/10/2024. Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista. O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi). Fonte: Agência CBIC