Maio Vermelho destaca cuidados e prevenção do câncer bucal

Seconci-DF amplia conscientização sobre a doença levando atendimento gratuito para os trabalhadores da construção civil Voltada à conscientização do câncer bucal, a campanha Maio Vermelho busca informar e alertar a população sobre os cuidados, além de incentivar a prevenção e aumentar os índices de diagnósticos precoces. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o Brasil deve registrar mais de 17 mil novos casos da doença até 2028. O câncer da boca e orofaringe é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas e laterais) e a região embaixo da língua (assoalho da boca). Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) estão entre os principais fatores de risco para o surgimento da neoplasia. Estimativas apontam que até 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada rica em frutas, legumes e vegetais, não fumar, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e utilizar protetor solar nos lábios. A vacinação contra o HPV, o uso de preservativo, inclusive durante a prática do sexo oral, e a realização de exames periódicos também colaboram com a prevenção. Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia do Seconci-DF, aponta que as pessoas devem ficar atentas a alguns sinais de alerta. “Principalmente lesões e machucados na boca que não cicatrizem em até 15 dias, sangramentos sem causa conhecida, manchas ou placas esbranquiçadas na boca e nódulos no pescoço”, destaca. “Vale ressaltar que esses sintomas não necessariamente serão confirmados como câncer, mas com o surgimento deles, devem ser investigados imediatamente, pois, se a doença for diagnosticada e tratada nas fases iniciais, há grandes chances de cura total”. Atendimento odontológico para trabalhadores da construção Com foco nos trabalhadores da construção civil, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) oferece atendimento odontológico gratuito, levando cuidado e prevenção diretamente aos canteiros de obras. Com duas unidades fixas, no Núcleo Bandeirante e na Asa Norte, e quatro unidades móveis que percorrem obras em todo o Distrito Federal, a entidade oferece serviços gratuitos como extrações, restaurações, próteses, tratamentos de canal e limpeza dental. Para se ter uma ideia, em 2025 foram realizados mais de 21 mil atendimentos. Neste ano, no 1º trimestre, foram contabilizados mais de 4,5 mil atendimentos, distribuídos entre consultas, tratamentos concluídos e procedimentos diversos, reforçando o impacto social do trabalho contínuo. Thiago Gomes dos Santos, guardião de obras da CONBRAL, empresa parceira do Seconci-DF,  foi um dos trabalhadores atendidos pela unidade móvel disponibilizada no canteiro onde atua. Segundo ele, o tratamento odontológico trouxe benefícios que foram além da saúde bucal, refletindo diretamente em sua autoestima. “Eu tinha vergonha de conversar com as pessoas, porque sempre achava que elas estavam olhando para o meu dente quebrado. Depois que fiz todo o tratamento no Seconci, me sinto mais tranquilo e confiante para falar”, relata. O trabalhador também destaca a importância da oferta gratuita do serviço odontológico dentro do ambiente de trabalho. “É uma facilidade muito grande para todos nós, porque torna mais acessível buscar um tratamento que, muitas vezes, a gente nunca imaginou que conseguiria fazer um dia”, afirma. O cuidado do Seconci-DF vai além do consultório. “Nosso objetivo é garantir que os trabalhadores da construção civil tenham acesso a um atendimento odontológico humanizado e preventivo. Quando conseguimos identificar problemas precocemente e orientar sobre os cuidados com a saúde bucal, contribuímos diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar desses profissionais”, finaliza a gerente. O Seconci-DF disponibiliza diversas especialidades odontológicas gratuitas para os profissionais da construção civil vinculados a empresas parceiras. Para utilizar os serviços, o agendamento é simples: basta que o colaborador procure o setor de segurança do trabalho ou recursos humanos da empresa em que atua, para que ele realize a marcação das consultas no site da entidade. Fonte: Profissionais do Texto

Seconci-DF reforça conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca no Maio Vermelho

Campanha alerta para os fatores de risco, sinais da doença e importância do cuidado com a saúde bucal José Albuquerque/Comunicação Seconci-DF O Maio Vermelho é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de boca, campanha que busca alertar a população sobre os fatores de risco, sinais de alerta e, principalmente, a importância do diagnóstico precoce da doença. O tema ganha destaque no Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), que reforça a importância da informação e do acompanhamento odontológico regular entre os trabalhadores da construção civil e seus familiares. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 17 mil novos casos de câncer de cavidade oral em 2026. A doença está entre os tipos de câncer mais incidentes no país e afeta principalmente os homens. O câncer de boca pode acometer regiões como lábios, língua, gengiva, céu da boca, bochechas e assoalho da boca. Um dos principais desafios para o enfrentamento da doença é que, em muitos casos, ela se desenvolve de forma silenciosa, sem dor ou sintomas aparentes nas fases iniciais. Entre os principais sinais de alerta estão feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos sem causa aparente, caroços na região da boca ou do pescoço, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão persistente. Segundo a gerente de Odontologia do Seconci-DF, Mára Lucia, a conscientização é uma das principais ferramentas para combater a doença.“Quando identificado precocemente, as chances de cura são muito altas. Por isso, nosso papel enquanto instituição é ampliar o acesso à informação, orientar a população e fortalecer o cuidado com a saúde bucal”, destaca. Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, especialmente quando associados. Outros fatores também contribuem para o desenvolvimento da doença, como a infecção pelo HPV, má higiene bucal e exposição solar sem proteção. A prevenção continua sendo a principal aliada no combate à doença. Evitar o cigarro, reduzir o consumo de álcool, manter hábitos saudáveis, realizar corretamente a higiene bucal e fazer consultas regulares ao dentista são atitudes essenciais para reduzir os riscos e garantir mais qualidade de vida. “O câncer de boca não pode esperar. Feridas que não cicatrizam, manchas, dor persistente ou dificuldade para mastigar precisam ser investigadas rapidamente. O diagnóstico precoce salva vidas”, reforça Mára Lucia. Cuidado que salva O cuidado e acompanhamento da saúde bucal deve ir além  do Maio Vermelho, o Seconci-DF reforça a importância das consultas odontológicas regulares como ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de boca. Durante os atendimentos, profissionais capacitados conseguem identificar alterações suspeitas ainda nos estágios iniciais da doença, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento. Presente na palestra em alusão ao Maio Vermelho, realizada pelo Seconci-DF na obra do novo anexo do Park Shopping, a técnica de segurança Hilia Vanessa Santos, relata que a orientação recebida durante o evento foi essencial para entender a importância da prevenção e da realização de exames regulares. “A palestra foi muito interessante e fundamental para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da higiene vocal e os riscos do tabagismo e das drogas. O doutor trouxe explicações claras, interagiu bastante com o pessoal e conseguiu prender a atenção de todos, tirando muitas dúvidas. Tenho certeza de que agora eles vão se cuidar mais e entender os impactos que esses hábitos podem causar na saúde”, completa. O Seconci-DF vai além dos atendimentos nas unidades físicas da instituição, promovendo ações de saúde diretamente nos canteiros de obras, levando orientação, avaliação odontológica e conscientização aos trabalhadores da construção civil. As iniciativas buscam facilitar o acesso ao cuidado preventivo, aproximando os serviços de saúde dos profissionais que, muitas vezes, têm dificuldade de procurar atendimento devido à rotina de trabalho. Para saber mais sobre a Odontologia do Seconci-DF, ligue (61) 3399-1888 ou (61) 98166-6969. Para ficar por dentro das nossas novidades, acesse www.seconci-df.org.br

Seconci-DF esteve presente no GDF Mais Perto do Cidadão no Itapoã

 Iniciativa da Secretaria de Justiça leva atendimentos para a população e contou duas unidades móveis odontológicas e orientações de saúde bucal José Albuquerque/Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção do Distrito Federal (Seconci-DF) participou, na sexta (27/03), do programa GDF Mais Perto do Cidadão realizado na Cidade do Itapoã, levando à população atendimentos odontológicos gratuitos e orientações voltadas à promoção da saúde bucal. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), reúne diversos órgãos e parceiros em uma estrutura montada na região administrativa. A proposta é aproximar o poder público da população e ampliar o acesso a direitos básicos. Para isso, a ação conta com parceiros que levam serviços e ampliam o leque de atendimentos, como foi o caso do Seconci-DF. “Os parceiros que integram o time de voluntários são essenciais para ampliar o alcance do GDF Mais Perto do Cidadão, levando serviços, cuidado e dignidade a quem mais precisa. No Itapoã, o Seconci-DF foi um dos parceiros fundamentais para que os serviços chegassem à população. Juntos, transformamos presença em impacto real na vida das pessoas”, reiterou a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani. A atuação do Seconci-DF na área de odontologia reforça a importância da saúde bucal como parte essencial da saúde integral. Cuidados preventivos, como a higiene adequada e o acompanhamento regular, são fundamentais para evitar problemas como cáries, doenças gengivais e infecções que podem impactar diretamente o bem-estar e até a saúde geral do organismo. Mara Lucia, Gerente de Odontologia do Seconci defende a importância da atenção à saúde bucal para pessoas que precisam e aproveitam as oportunidades de ações como esta. “A saúde bucal vai muito além do sorriso. Quando levamos atendimento odontológico para perto da população, ampliamos o acesso à prevenção e ajudamos a evitar problemas que podem se agravar com o tempo. Nosso objetivo é orientar, cuidar e promover mais qualidade de vida para as pessoas”, destaca. Moradores do Itapoã aproveitaram a estrutura para buscar atendimentos e orientações em diferentes áreas, reunindo em um só espaço serviços que impactam diretamente o bem-estar da comunidade. Marcos Silva 54 anos, morador da região, destaca que se surpreendeu com o suporte. “Foi uma oportunidade muito boa porque nem sempre a gente consegue esse tipo de atendimento perto de casa. Aproveitei para cuidar da saúde bucal e ainda recebi orientações importantes. Isso faz muita diferença para a gente que mora aqui”, disse ele. Total de atendimentos: Durante os dois dias de evento, as unidades móveis do Seconci-DF realizaram 59 atendimentos à população do Itapoã.

Dia Mundial da Saúde Bucal (20/3): estudos indicam relação entre saúde da gengiva e Alzheimer

Dia Mundial da Saúde Bucal (20/3): estudos indicam relação entre saúde da gengiva e Alzheimer Cuidar dos dentes pode ir muito além da estética ou da prevenção de cáries. Pesquisas recentes apontam que a saúde bucal também pode estar relacionada à saúde do cérebro. Estudos científicos identificaram bactérias associadas à doença periodontal em cérebros de pacientes com Alzheimer, sugerindo que infecções gengivais podem contribuir para processos inflamatórios ligados à neurodegeneração. A principal hipótese levantada por pesquisadores é que microrganismos presentes em infecções bucais, como a bactéria Porphyromonas gingivalis, consigam chegar à corrente sanguínea por meio da gengiva inflamada e alcançar o cérebro, desencadeando respostas inflamatórias e estimulando o acúmulo de proteínas associadas à doença de Alzheimer. Embora a relação ainda seja objeto de investigação científica, especialistas reforçam que manter uma boa saúde bucal é essencial para prevenir infecções e inflamações que podem afetar todo o organismo. Atendimento odontológico chega aos canteiros de obras no DF No Distrito Federal, iniciativas voltadas à ampliação do acesso ao atendimento odontológico têm buscado justamente fortalecer a prevenção e o cuidado contínuo. O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) oferece atendimento odontológico gratuito para trabalhadores da construção civil. Entre os serviços oferecidos estão extrações, restaurações, tratamentos de canal, próteses e procedimentos de profilaxia. “Somente em 2025 foram registrados mais de 21 mil atendimentos odontológicos”, comenta Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia do Seconci-DF. Segundo a gerente, hábitos simples fazem diferença. “A escovação correta, o uso diário do fio dental e as consultas periódicas ao dentista ajudam a controlar doenças gengivais e reduzem processos inflamatórios no corpo. Esses cuidados são fundamentais para a saúde geral”, afirma. A entidade conta com duas unidades fixas, no Núcleo Bandeirante e na Asa Norte, e quatro unidades móveis que percorrem obras em todo o Distrito Federal onde todos os trabalhadores da construção civil de empresas parceiras podem usufruir dos serviços. Dia Mundial da Saúde Bucal reforça importância da prevenção Celebrado em 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e dos cuidados diários com a higiene oral. Além de contribuir para a autoestima, alimentação e fala, manter a saúde bucal em dia pode ajudar a evitar infecções e inflamações que impactam o organismo como um todo, incluindo possíveis reflexos na saúde cerebral. Entre as principais recomendações estão escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, usar fio dental regularmente, manter uma alimentação equilibrada e realizar consultas periódicas ao dentista. “Mais do que um sorriso bonito, cuidar da boca também pode representar um passo importante para proteger o corpo. Garantir ao trabalhador o acesso à saúde bucal de qualidade é um compromisso permanente do Seconci”, destaca Mára Lúcia. Fonte: Profissionais do Texto

Atendimento odontológico beneficia trabalhadores da construção civil

De forma gratuita, Seconci-DF amplia acesso a serviços voltados à saúde bucal no setor A saúde bucal é essencial para o bem-estar geral, refletindo na autoestima, alimentação e fala, e prevenindo doenças, como mostra o Ministério da Saúde. Com foco nos trabalhadores da construção civil, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) oferece uma assistência contínua que busca democratizar o acesso ao cuidado odontológico, chegando até os canteiros de obras. Com duas unidades fixas, no Núcleo Bandeirante e na Asa Norte, e quatro unidades móveis que percorrem obras em todo o Distrito Federal, a entidade oferece serviços gratuitos como extrações, restaurações, próteses, tratamentos de canal e profilaxia. Apenas em 2024, foram realizados mais de 22 mil atendimentos. Em 2025, entre janeiro e outubro, foram contabilizados mais de 18 mil atendimentos, reforçando o impacto social do trabalho contínuo. Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia do Seconci-DF, destaca que o cuidado vai além do consultório. “Quando o trabalhador recebe orientação, tratamento adequado e acolhimento, sua vida muda. Quando tratamos uma dor, restauramos um dente ou orientamos sobre higiene, estamos promovendo mais autoestima, confiança e bem-estar”. “Nosso trabalho nos canteiros e nas unidades fixas mostra, todos os dias, como a saúde bucal é parte importante do cuidado integral e como a prevenção pode mudar histórias e abrir novas possibilidades”. O impacto social do atendimento é resultado direto da parceria com as empresas do setor da construção, segundo Eduardo Aroeira, Presidente do Seconci-DF. “Garantir ao trabalhador o acesso a uma saúde bucal de qualidade é um compromisso permanente do Seconci. Esse trabalho só se concretiza graças às empresas que acreditam na responsabilidade social como valor do setor da construção. Com essa parceria, promovemos um ambiente seguro, saudável e impactamos positivamente quem atua na construção, fortalecendo um setor mais humano e saudável”. O Seconci-DF oferece diversas especialidades odontológicas gratuitas, disponíveis para todos os trabalhadores da construção civil de empresas parceiras. O agendamento é feito de forma simples: basta solicitar à área de segurança ou recursos humanos da empresa onde atua, que fará o agendamento das consultas no site da entidade. Fonte: Profissionais do Texto  

Palestras do Seconci-DF levam informação aos canteiros de obras do DF

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Os trabalhadores da construção civil do Distrito Federal participaram, durante o ano de 2022, de 91 palestras com um alcance de 7.991 trabalhadores. As ações foram realizadas com temas referentes às áreas de atuação da entidade como segurança do trabalho, medicina assistencial e ocupacional, odontologia e serviço social. Os assuntos são apresentados pelos técnicos de enfermagem, técnicos de segurança do trabalho, dentistas e pelos profissionais de serviço social e psicologia. “Nosso objetivo é levar informação e conhecimento. Além disso, divulgar os serviços que estão disponíveis e podem ser usados pelos trabalhadores nas áreas de atuação da entidade”, explica a assistente social Roseane dos Santos. As palestras não têm custo às empresas. A solicitação deve ser feita diretamente com a área de interesse e são ministradas nos próprios canteiros de obras. Além da informação e do conhecimento levado ao ambiente laboral, as palestras do Seconci funcionam para que os trabalhadores se tornem multiplicadores dos assuntos que são abordados pelos profissionais. “Em 2022, tivemos uma campanha de combate à dengue no setor e nossos profissionais estiveram em vários locais ministrando palestras, fazendo uma vistoria nos canteiros e entregando cartazes com informações especificas de combate ao mosquito nos canteiros”, conta a gerente de segurança do trabalho do Seconci, Juliana Moreira de Oliveira. As empresas que solicitam o serviço de palestras elogiam e agradecem a parceria do Seconci como forma de conscientização e mobilização dos trabalhadores. “O palestrante dominou o assunto abordado, com uma palestra dinâmica e didática onde foi nítido o envolvimento de todos. Após a palestra, que foi como um treinamento, observamos nossa equipe motivada. E esse é o desejo da empresa, uma equipe motivada, dedicada como um time de sucesso”, disse a gerente de recursos humanos, Deusilene Bidô. Confira abaixo alguns temas disponíveis: Saúde mental; Saúde bucal; Tabagismo; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs); Hipertensão; Diabetes; Acidente de trabalho; Alcoolismo; Combate ao Aedes Aegypti; Drogas; Equipamentos de Proteção Individual (EPI); Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); Ergonomia; Introdução a segurança do trabalho; Máquinas rotativas manuais; Medicina preventiva com foco no câncer de mama e de próstata; Organização e higiene em canteiro de obras; Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR); Prevenção e combate a incêndio; Risco de queda de altura; Risco de choque elétrico; Segurança no lar; Segurança no trânsito; Trabalho em equipe. Ficou interessado em algum tema ou gostaria de sugerir algum, entre em contato conosco no telefone 3399-1888 Ramal 210 – Medicina do trabalho Ramal 211 – Serviço Social Ramal 213 – Odontologia Ramal 247 – Segurança do trabalho

Seconci ultrapassa a marca de 82 mil atendimentos em 2022

Os números dizem respeito aos serviços prestados aos trabalhadores e às empresas do setor da construção civil do DF Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Em 2022, a entidade atingiu a marca de 82.486 atendimentos aos trabalhadores nas áreas de medicina assistencial e ocupacional, odontologia, segurança do trabalho e serviço social. Esses números são reflexo da retomada pós-pandemia e vêm crescendo desde 2020, ano em que foram computados os menores índices desde a fundação da entidade. “Nossa preocupação sempre foi atender o maior número possível de trabalhadores. Com a retomada dos serviços, nós nos adaptamos às condições impostas pela pandemia. Criamos a Policlínica do Trabalhador, ampliamos a oferta dos benefícios ao público-alvo do serviço”, conclui o presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães. Na área de medicina, o Seconci realizou mais de 56 mil atendimentos. Destacam-se aumento de exames admissionais, exames complementares, medicina assistencial com prestação de serviços em urologia, clínica médica e o Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD). “O foco da medicina está nas demandas ocupacionais, sem deixar de lado o assistencial. Em 2022, tivemos um incremento importante, sem custo ao trabalhador, com a inclusão de especialidades assistenciais em clínica médica, urologia, Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD), além de procedimentos como ecografia da próstata”, explica a gerente médica do Seconci-DF, Maria Inez Larangeira. A odontologia, área mais procurada pelos trabalhadores, foi responsável por 14.228 atendimentos. “Esse aumento tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida do trabalhador da construção civil, buscando sua integralidade na saúde bucal, atuando em promoção, prevenção, tratamento e reabilitação dos trabalhadores,” disse a gerente odontológica do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos. A área de Segurança do Trabalho, responsável por 11.752 atendimentos, segue crescendo por meio de palestras, cursos de CIPA, treinamentos básicos de segurança do trabalho (NR18), trabalho em altura e inspeções nos canteiros de obras. “Nossa atuação junto ao trabalhador tem como foco a conscientização da segurança e da saúde para a realização das atividades. No caso do treinamento da NR-18, por exemplo, foram 4.699 participantes. O treinamento é diário e em consonância com o exame admissional”, comenta a gerente de segurança do trabalho, Juliana Moreira de Oliveira. Além das áreas citadas, o Seconci-DF retomou a assistência social em 2022, promovendo atendimentos e palestras alcançando 673 trabalhadores. Em 2023, a entidade segue buscando melhorias, novos serviços e mais qualidade de vida para quem atua no setor. “O serviço social é a essência do Seconci, e temos trabalhado para auxiliar nosso público em aspectos como previdência social; políticas públicas; prevenção e combate à drogadição – encaminhamentos que podem auxiliar no acesso aos benefícios e tratamentos cabíveis”, finaliza Roseane dos Santos, assistente social do Seconci-DF. Veja números por área de atuação. MEDICINA: 56.013 ODONTOLOGIA: 14.228 SEGURANÇA DO TRABALHO: 11.752 SERVIÇO SOCIAL: 673