Maio Vermelho destaca cuidados e prevenção do câncer bucal

Seconci-DF amplia conscientização sobre a doença levando atendimento gratuito para os trabalhadores da construção civil Voltada à conscientização do câncer bucal, a campanha Maio Vermelho busca informar e alertar a população sobre os cuidados, além de incentivar a prevenção e aumentar os índices de diagnósticos precoces. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o Brasil deve registrar mais de 17 mil novos casos da doença até 2028. O câncer da boca e orofaringe é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas e laterais) e a região embaixo da língua (assoalho da boca). Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) estão entre os principais fatores de risco para o surgimento da neoplasia. Estimativas apontam que até 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada rica em frutas, legumes e vegetais, não fumar, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e utilizar protetor solar nos lábios. A vacinação contra o HPV, o uso de preservativo, inclusive durante a prática do sexo oral, e a realização de exames periódicos também colaboram com a prevenção. Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia do Seconci-DF, aponta que as pessoas devem ficar atentas a alguns sinais de alerta. “Principalmente lesões e machucados na boca que não cicatrizem em até 15 dias, sangramentos sem causa conhecida, manchas ou placas esbranquiçadas na boca e nódulos no pescoço”, destaca. “Vale ressaltar que esses sintomas não necessariamente serão confirmados como câncer, mas com o surgimento deles, devem ser investigados imediatamente, pois, se a doença for diagnosticada e tratada nas fases iniciais, há grandes chances de cura total”. Atendimento odontológico para trabalhadores da construção Com foco nos trabalhadores da construção civil, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) oferece atendimento odontológico gratuito, levando cuidado e prevenção diretamente aos canteiros de obras. Com duas unidades fixas, no Núcleo Bandeirante e na Asa Norte, e quatro unidades móveis que percorrem obras em todo o Distrito Federal, a entidade oferece serviços gratuitos como extrações, restaurações, próteses, tratamentos de canal e limpeza dental. Para se ter uma ideia, em 2025 foram realizados mais de 21 mil atendimentos. Neste ano, no 1º trimestre, foram contabilizados mais de 4,5 mil atendimentos, distribuídos entre consultas, tratamentos concluídos e procedimentos diversos, reforçando o impacto social do trabalho contínuo. Thiago Gomes dos Santos, guardião de obras da CONBRAL, empresa parceira do Seconci-DF, foi um dos trabalhadores atendidos pela unidade móvel disponibilizada no canteiro onde atua. Segundo ele, o tratamento odontológico trouxe benefícios que foram além da saúde bucal, refletindo diretamente em sua autoestima. “Eu tinha vergonha de conversar com as pessoas, porque sempre achava que elas estavam olhando para o meu dente quebrado. Depois que fiz todo o tratamento no Seconci, me sinto mais tranquilo e confiante para falar”, relata. O trabalhador também destaca a importância da oferta gratuita do serviço odontológico dentro do ambiente de trabalho. “É uma facilidade muito grande para todos nós, porque torna mais acessível buscar um tratamento que, muitas vezes, a gente nunca imaginou que conseguiria fazer um dia”, afirma. O cuidado do Seconci-DF vai além do consultório. “Nosso objetivo é garantir que os trabalhadores da construção civil tenham acesso a um atendimento odontológico humanizado e preventivo. Quando conseguimos identificar problemas precocemente e orientar sobre os cuidados com a saúde bucal, contribuímos diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar desses profissionais”, finaliza a gerente. O Seconci-DF disponibiliza diversas especialidades odontológicas gratuitas para os profissionais da construção civil vinculados a empresas parceiras. Para utilizar os serviços, o agendamento é simples: basta que o colaborador procure o setor de segurança do trabalho ou recursos humanos da empresa em que atua, para que ele realize a marcação das consultas no site da entidade. Fonte: Profissionais do Texto
Seconci-DF reforça conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca no Maio Vermelho

Campanha alerta para os fatores de risco, sinais da doença e importância do cuidado com a saúde bucal José Albuquerque/Comunicação Seconci-DF O Maio Vermelho é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de boca, campanha que busca alertar a população sobre os fatores de risco, sinais de alerta e, principalmente, a importância do diagnóstico precoce da doença. O tema ganha destaque no Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), que reforça a importância da informação e do acompanhamento odontológico regular entre os trabalhadores da construção civil e seus familiares. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 17 mil novos casos de câncer de cavidade oral em 2026. A doença está entre os tipos de câncer mais incidentes no país e afeta principalmente os homens. O câncer de boca pode acometer regiões como lábios, língua, gengiva, céu da boca, bochechas e assoalho da boca. Um dos principais desafios para o enfrentamento da doença é que, em muitos casos, ela se desenvolve de forma silenciosa, sem dor ou sintomas aparentes nas fases iniciais. Entre os principais sinais de alerta estão feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos sem causa aparente, caroços na região da boca ou do pescoço, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão persistente. Segundo a gerente de Odontologia do Seconci-DF, Mára Lucia, a conscientização é uma das principais ferramentas para combater a doença.“Quando identificado precocemente, as chances de cura são muito altas. Por isso, nosso papel enquanto instituição é ampliar o acesso à informação, orientar a população e fortalecer o cuidado com a saúde bucal”, destaca. Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, especialmente quando associados. Outros fatores também contribuem para o desenvolvimento da doença, como a infecção pelo HPV, má higiene bucal e exposição solar sem proteção. A prevenção continua sendo a principal aliada no combate à doença. Evitar o cigarro, reduzir o consumo de álcool, manter hábitos saudáveis, realizar corretamente a higiene bucal e fazer consultas regulares ao dentista são atitudes essenciais para reduzir os riscos e garantir mais qualidade de vida. “O câncer de boca não pode esperar. Feridas que não cicatrizam, manchas, dor persistente ou dificuldade para mastigar precisam ser investigadas rapidamente. O diagnóstico precoce salva vidas”, reforça Mára Lucia. Cuidado que salva O cuidado e acompanhamento da saúde bucal deve ir além do Maio Vermelho, o Seconci-DF reforça a importância das consultas odontológicas regulares como ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de boca. Durante os atendimentos, profissionais capacitados conseguem identificar alterações suspeitas ainda nos estágios iniciais da doença, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento. Presente na palestra em alusão ao Maio Vermelho, realizada pelo Seconci-DF na obra do novo anexo do Park Shopping, a técnica de segurança Hilia Vanessa Santos, relata que a orientação recebida durante o evento foi essencial para entender a importância da prevenção e da realização de exames regulares. “A palestra foi muito interessante e fundamental para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da higiene vocal e os riscos do tabagismo e das drogas. O doutor trouxe explicações claras, interagiu bastante com o pessoal e conseguiu prender a atenção de todos, tirando muitas dúvidas. Tenho certeza de que agora eles vão se cuidar mais e entender os impactos que esses hábitos podem causar na saúde”, completa. O Seconci-DF vai além dos atendimentos nas unidades físicas da instituição, promovendo ações de saúde diretamente nos canteiros de obras, levando orientação, avaliação odontológica e conscientização aos trabalhadores da construção civil. As iniciativas buscam facilitar o acesso ao cuidado preventivo, aproximando os serviços de saúde dos profissionais que, muitas vezes, têm dificuldade de procurar atendimento devido à rotina de trabalho. Para saber mais sobre a Odontologia do Seconci-DF, ligue (61) 3399-1888 ou (61) 98166-6969. Para ficar por dentro das nossas novidades, acesse www.seconci-df.org.br
Sem custo às empresas, Seconci-DF busca melhorar a saúde física e mental dos trabalhadores da construção

Projeto leva atendimento médico e psicossocial para colaboradores das empresas do setor no Distrito Federal O Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF) lançou na quinta-feira, 4 de maio, seu mais novo projeto SECONCI PRESENTE – Atendimento médico e psicossocial. O novo serviço levará atendimento na área de saúde, serviço social e psicologia aos trabalhadores das empresas do setor no Distrito Federal. Para o presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, o SECONCI PRESENTE reforça a necessidade de um novo olhar para o trabalhador e para suas necessidades no campo da medicina, bem como do seu cuidado com a saúde física e mental. “Visamos o bem da sociedade, que é o trabalhador. Quando nossa saúde mental está em dia, tudo em nossa volta flui muito bem, é fundamental o atendimento psicossocial porque auxilia no desempenho em diversas áreas da vida do trabalhador ”, disse Marcelo. No lançamento, realizado durante um café da manhã com presença dos representantes das empresas, a equipe técnica do projeto explicou como será o funcionamento, agendamento e os benefícios para o setor. “Esse trabalho será feito nos canteiros com a presença dos profissionais do Seconci, na realização das palestras e do atendimento em suas demandas médicas e psicossociais. Para isso, teremos uma equipe formada por uma técnica de enfermagem, uma assistente social e uma”, explicou a assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos. O SECONCI PRESENTE tem sua raiz no antigo programa da entidade chamado Seconci Itinerante que, por muitos anos, levou atendimento aos canteiros. Essa lembrança ainda é recente na memória das empresas e foi relembrada na fala do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe), Raimundo Salvador. “É muito importante essa parceria entre Seconci, empresas e colaboradores. Cuidar do trabalhador é praticar a responsabilidade social e isso é o que é feito na entidade”, explicou Salvador. Outro ponto que merece destaque durante a apresentação do projeto foi a participação da responsável pelo departamento pessoal da Contarpp Engenharia, Dayanne Rafaelli de Carvalho Araujo. Ela citou a importância do Seconci na promoção da responsabilidade social das empresas e como isso tem melhorado o rendimento no dia a dia das obras. “Muitas vezes, as políticas públicas não são efetivas e é aí que o Seconci-DF entra, com atendimento odontológico, assistência médica e social de qualidade. As empresas parceiras do Seconci-DF têm um grande apoio e isso é muito importante para o desenvolvimento dos colaboradores”, disse Dayanne. Além de representantes das empresas, esteve no lançamento do SECONCI PRESENTE, o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF), José Antonio Bueno Magalhaes JR, representando o presidente Dionyzio Klavdianos. Agendamento: as empresas interessadas em levar o projeto para seus canteiros, podem fazer a solicitação pelo e-mail social@seconci-df.org.br ou pelo telefone (61) 3399-1888 Para conhecer mais sobre o SECONCI PRESENTE, Clique aqui.

Assessoria de Comunicação do Seconci-DF O dia 5 de agosto é lembrado como o Dia Nacional da Saúde. Em 2022, essa data ganha um novo significado para o Seconci-DF que, desde maio, está com a Policlínica do Trabalhador em funcionamento. O novo serviço é voltado para o atendimento médico assistencial e visa a melhoria da saúde dos trabalhadores da construção civil das empresas do setor no Distrito Federal. Até então, o foco do atendimento médico do Seconci-DF era ocupacional e, a partir agora, a entidade abrange seus serviços nas duas vertentes: assistencial e ocupacional. Inaugurando a nova fase de atendimento em saúde está o combate e controle da hipertensão e do diabetes, por meio do Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD), e atendimento em urologia, além da Clínica Médica. O gerente de medicina do Seconci-DF, Daniel Honda, explica que o foco é cuidar da saúde dos trabalhadores por meio de doenças que são consideradas silenciosas e precisam de atenção. “Tanto a hipertensão, quanto o diabetes, são doenças que surgem sem muito alarde e procurar o médico para fazer os exames, manter as taxas em níveis considerados bons é fundamental para que os pacientes não tenham agravamento dessas doenças”, conta Daniel. Daniel fala também sobre a preocupação da saúde do homem que, com o início das atividades em urologia, passa a ter um cuidado especial pelos profissionais do Seconci. “A saúde da próstata é algo que precisa de atenção. Esse cuidado agora pode ser feito por todos os trabalhadores que estão na faixa etária recomendada com consultas e exames que darão o diagnóstico e os cuidados necessários para evitar problemas mais graves relacionados à próstata”, fala Daniel. Jefferson Francisco Dourado foi um dos trabalhadores que iniciou o atendimento no PHD. Ele explica que a empresa onde trabalha já tem esse cuidado com a saúde dos funcionários e veio por meio do encaminhamento. “Eu descobri que minha pressão estava alterada e o técnico fez o agendamento e me encaminhou para entrar no programa do Seconci. Esse cuidado é muito importante porque a gente precisa desse atendimento de saúde”, explica Dourado, responsável pelo almoxarife da SVO Engenharia. No Dia Nacional da Saúde, o Seconci reforça com todas as empresas e trabalhadores da construção civil para que se atentem com os cuidados e procurem os serviços médicos da entidade para manter sua saúde e qualidade de vida em dia. Para ter acesso aos serviços disponíveis na Policlínica do Trabalhador, basta agendar uma consulta pelo site http://www.seconci-df.org.br/Agendamento_Medico.php.