Edital de Convocação

Em cumprimento ao que prevê o artigo 17, inciso I, letra “a” do Estatuto Social do SECONCI-DF, ficam convocados todos os associados na plenitude de seus direitos, ou por intermédio de seus representantes, devidamente documentados na forma prevista no mesmo Estatuto, para comparecerem à Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 18 de abril de 2024 às 8:30h, em primeira convocação com a maioria absoluta dos sócios e às 9h, em segunda convocação, com qualquer número, para deliberarem sobre a seguinte pauta: • Prestação de Contas da Diretoria referente ao exercício financeiro de 2023. Brasília, 04 de abril de 2024. CARLOS EUGÊNIO DE FARIA FRANCOPRESIDENTE DO SECONCI-DF Clique aqui para acessar o edital assinado.
Painel do 98º ENIC debate equidade e sustentabilidade na construção

A equidade e sustentabilidade na construção foi tema de debate no primeiro dia do 98º ENIC | Engenharia & Negócios, durante o painel Equidade e sustentabilidade na construção: impacto social como pilar do desenvolvimento sustentável. Os participantes discutiram a importância da agenda social para a indústria da construção, bem como os desafios enfrentados para impulsionar essa agenda. O 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), dentro da FEICON, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento ainda tem o patrocínio do Banco Oficial do ENIC e da FEICON, a Caixa Econômica Federal, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), Mútua, Sebrae Nacional, Housi, Senior, Brain, Tecverde, Softplan, Construcode, TUYA, Mtrix, Brick Up, Informakon, Predialize, ConstructIn, e Pasi. Na busca por um desenvolvimento sustentável, a equidade e a sustentabilidade na construção emergem como temas cruciais, destacando o impacto social como um pilar fundamental. A construção desempenha um papel significativo na economia global, mas também é responsável por uma parcela considerável dos impactos ambientais e sociais. Portanto, promover a equidade e a sustentabilidade nesse setor é essencial para garantir um futuro mais justo e sustentável para todos. Antônio Carlos Salgueiro de Araújo, presidente do Seconci Brasil, pontuou o objetivo da criação da entidade e a importância do cuidado com os colaboradores da construção. “O objetivo era cuidar do trabalhador da construção, que vinha do Nordeste e não tinha cuidados. É o lado social da construção, atender com qualidade e respeito os trabalhadores”, disse. Araújo reforça que o número de empresas afiliadas ao Seconci ainda é pequeno. “Apenas 30% das empresas do Estado de São Paulo são afiliadas ao Seconci. Gostaríamos que todas as empresas fossem afiliadas, não pela empresa, mas sim pelo trabalhador e pela sua família”, destacou. Valorização da educação — A gerente executiva do Seconci Brasil, Denise Noleto, apontou o modelo Seconci como ferramenta das empresas de construção para promoção do desenvolvimento de seus trabalhadores. “É olhar para o lado social da construção e de seus colaboradores”, pontuou. A gestora geral do Instituto MRV, Blenda Costa Alves e a gerente sênior de responsabilidade social do Instituto Cyrela, Débora Costa Galvão, representantes de empresas do setor de construção, compartilham uma visão comum: a importância da educação como catalisadora da mudança social. Elas enfatizam que é fundamental oferecer oportunidades educacionais diretamente nos canteiros de obras, tornando mais acessível o conhecimento necessário para transformar realidades. Blenda destaca que é perfeitamente viável realizar serviços sociais dentro do contexto da construção. “A educação é a chave para a transformação, acreditamos no educar para transformar”, pontuou. Ela propõe três pilares fundamentais: facilitar o acesso à educação, fornecer orientação sobre por onde começar e promover a cultura da educação nos canteiros de obras. Por sua vez, Débora ressaltou que a educação é uma contribuição valiosa para a sociedade. Ela sugere que as empresas forneçam ferramentas tanto para alunos quanto para professores, visando elevar a qualidade da educação. Além disso, destaca a importância de programas de investimento social interno, que visam compreender as necessidades dos colaboradores e suas famílias. “Ao entender o contexto, as empresas podem não só melhorar a vida de seus colaboradores, mas também contribuir para o fortalecimento de toda a comunidade, elevando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento do lar como um todo”, disse. Ambas enfatizam que há benefícios tanto para as empresas quanto para a sociedade em adotar tais práticas. Os colaboradores se sentem orgulhosos por fazerem parte de uma empresa que se preocupa genuinamente com o bem-estar da comunidade. “Além disso, a imagem da empresa é fortalecida, sendo reconhecida como uma organização séria e responsável, comprometida com a construção de uma sociedade mais igualitária e justa”, concluiu Débora. Em suma, como Blenda ressaltou, é essencial que as empresas não apenas peçam por mudanças, mas também ajam de forma responsável, contribuindo ativamente para a transformação social e a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável para todos. O painel tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi). Fonte: Agência CBIC
Crianças são atendidas pelo Seconci-DF

Saúde bucal para além da construção: Seconci leva trailer odontológico para Ação Social Projeto Vencedor Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Dos dias 19 a 27 de março de 2024, uma unidade móvel de odontologia esteve no Projeto Vencedor. A ação social fica na cidade de Samambaia e a presença da equipe do Seconci promoveu a melhoria da saúde bucal das crianças e adolescentes que são atendidos no local e que necessitam de apoio para cuidados com sua saúde e segurança. De acordo com a gerente odontológica do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos, a ação foi bem-sucedida e todos as crianças e adolescentes elogiaram a presença do Seconci-DF. “A equipe do atendimento odontológico foi muito bem recebida e todos os atendimentos realizados de forma a garantir que os pacientes pudessem ter acesso aos benefícios que já ofertamos diariamente aos trabalhadores da construção”, conta Mára Lúcia. Durante os dias de atendimento no local, a equipe do Seconci atendeu 73 pacientes, entre crianças e adolescentes. A coordenadora do ação Projeto Vencedor, Severa Natividade, agradeceu a disponibilidade da equipe do Seconci e dos benefícios ofertados. “Em meio a comunidades carentes e crianças tão necessitadas nasceu o PROJETO VENCEDOR, que se compromete gratuitamente com a educação, esportes, lazer, aulas de musicalização e projetos. Graças a Deus e ao Seconci-DF, conseguimos também trazer a estas crianças um atendimento odontológico muito especial realizado pela equipe de profissionais odontológicos”, disse Severa. Durante a permanência do Seconci-DF na Ação, a cirurgiã dentista Érika Freire e a auxiliar de saúde bucal Flávia Suane Copes foram as responsáveis pelo atendimento às crianças e adolescentes do local. Para elas, foi muito gratificante representar o Seconci e, mais ainda, oportunizar às crianças e adolescentes do local um atendimento de qualidade. “Foi muito bom estar presente nesta ação. É engrandecedor fazer parte de eventos como esse e, mais ainda, por meio do nosso trabalho, elevar a autoestima das pessoas que atendemos”, contou Flávia Copes. Da mesma forma, a cirurgiã Érika Freire comentou sobre a satisfação de ter sido escolhida para representar o Seconci durante a ação realizada na creche. “Pude perceber o amor e carinho dos colaboradores do projeto por cada criança e família. Levar Saúde Bucal a essas crianças foi de grande importância. Agradeço a instituição por tanto carinho, acolhimento e recepção. O SECONCI realiza um ótimo trabalho social”, comentou Érika. Além do atendimento odontológico, o projeto Vencedor recebeu quatro computadores de mesa doados pelo Seconci. A doação contribuirá para o desenvolvimento digital das crianças e adolescentes que são acolhidas pelo projeto. “Eu agradeço a todos que participaram dessa escolha. A doação dos computadores veio em boa hora e beneficiará nossas crianças e todos que são atendidos pelo projeto social Vencedor. Que Deus abençoe a todos do Seconci-DF”, finalizou Severa. A doação dos computadores faz parte da troca de máquinas e equipamentos de informática feita pelo Seconci-DF a fim de melhorar o atendimento e a prestação de serviços ofertados às empresas e, principalmente, aos trabalhadores da construção civil do Distrito Federal. Quanto à ação social, o Seconci sempre esteve ao lado de entidades e instituições filantrópicas e de atendimento às comunidades carentes do DF fazendo jus a sua razão de ser e de existir que é acolher e cuidar do próximo. Para conhecer o projeto social do Seconci-DF, acesse www.seconci-df.org.br. Para conhecer a Ação Social Vencedor, entre em contato com a coordenadora pelo telefone (61) 98455-7569
2º Fórum Técnico Construindo Laços oferece benefícios exclusivos para patrocinadores

Palestras técnicas serão ministradas durante o evento, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio Comunicação Sinduscon-DF O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) divulgou o plano de oportunidades para empresas interessadas em patrocinar o 2º Fórum Técnico Construindo Laços. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de maio, na sede da entidade, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), em Brasília. As marcas patrocinadoras podem ter uma série de benefícios nas cotas platinum, ouro, prata e bronze, com palestras técnicas e contato direto com público especializado (Veja detalhes ao final deste texto). > Veja o plano de oportunidades para patrocinadores > Confira a 1º Fórum Técnico Construindo Laços “Seguindo o sucesso de público e da qualidade das palestras técnicas de sua primeira edição, o Construindo Laços é um importante espaço de networking e possibilita ao público acesso a empresas desenvolvedoras e fornecedoras de produtos, com destaque para a inovação em serviços e sistemas no setor”, diz a vice-presidente do Sinduscon-DF Cândida Maciel, titular da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat) da entidade. O também vice-presidente do Sinduscon-DF Renato Cortopassi ressalta que, com o conhecimento técnico compartilhado no Construindo Laços, as empresas participantes terão oportunidade de garantir um passo mais seguro para a mudança do patamar tecnológico do setor, além de garantir o aumento da produtividade e segurança na construção civil. “A experiência da 1º Fórum Técnico Construindo Laços mostrou que as empresas buscam cada vez mais informações técnicas para se destacarem no mercado”, observa ele, que é o primeiro suplente da Dimat. O segundo suplente da Dimat, Fernando Crosara, reforça que o Construindo Laços surgiu da necessidade do setor, que está cada vez mais interessado em conteúdo técnico. “O Sinduscon-DF está organizando este fórum com as parcerias para que as empresas da indústria da construção civil possam ter conhecimento das maiores novidades do mercado e saber como aplicá-lo no dia a dia, priorizando o maior nível de qualidade e excelência”, assevera. TEMAS PREVISTOS O sindicato informa que os assuntos a definidos para o evento consideram as maiores prioridades do mercado, com foco em inovação, segurança e qualidade. Abaixo, veja a lista preliminar de assuntos que nortearão o evento. – Estudo de manifestações patológicas em fundações; – Estudo de manifestações patológicas em fachadas; – Estudo de manifestações patológicas nas impermeabilizações; – Como obter o melhor desempenho nas execuções acústicas com redução de custos; – Fachada em pele de vidro fotovoltaica; – Vedações e portas corta-fogo em escadas de incêndio (TRRF). COTAS Para atender, da melhor forma possível, as empresas interessadas em patrocinar o 2º Fórum Técnico Construindo Laços, a organização do evento oferece quatro possibilidades de patrocínio: platinum (exclusivo), ouro, prata e bronze. Além de terem oportunidade de expor suas marcas para um público altamente qualificado, as marcas patrocinadoras terão garantida uma série de benefícios exclusivos. Clique aqui e veja o plano de oportunidades. Fonte: Sinduscon-DF
Feriado Semana Santa

Em razão do feriado do dia 29 de março, sexta-feira santa, estaremos fechados.Retornaremos nossas atividades na segunda-feira, 1º de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A diretoria e colaboradores do Seconci-DF deseja a todos uma FELIZ PÁSCOA!
CREA-DF é convidado para integrar o GETRIN-10

No dia 08 de março o Crea-DF sediou pela primeira vez a reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional 10 (GETRIN 10) O Crea-DF foi convidado para integrar o grupo e assinar um Acordo de Cooperação. Durante a reunião, também foi elaborada a agenda para o Abril Verde, mês que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, e foram discutidas tratativas para o Aprimora+ Getrin 10 previsto para 18 de abril, na sede do Crea-DF. O Getrin 10 tem o objetivo de promover ações educativas e de conscientização sobre temas relacionados à segurança e saúde no ambiente de trabalho. Coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região (TRT 10), conta com a participação de diversas instituições como Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF – Seconci-DF e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal – Sinduscon-DF. Estavam presentes os representantes do Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região (TRT 10), o procurador Charles Silvestre, do Ministério Público do Trabalho, Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho no Distrito Federal (Sintest), Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Abraest), Serviço Social da Indústria da Construção DF (Seconci-DF), Secretaria de Saúde e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília – STICOMBE. Fonte: ABRAEST-DF
Frente parlamentar visa promover a SST no Distrito Federal

Por Paula Barcellos/Jornalista da Revista Proteção A Frente Parlamentar em Defesa da Segurança e Saúde no Trabalho no Distrito Federal foi instituída no final de 2023. Fruto de um trabalho do Sintest-DF (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Distrito Federal) e a Abraest (Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho), filiada à Anest (Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho), junto a parlamentares, a Frente visa promover a prevenção de acidentes nos ambientes de trabalho, tanto na esfera pública quanto privada, e em de diversos setores, no estado. “A Frente Parlamentar tem como foco discutir, defender e apresentar propostas legislativas que contribuam com o aprimoramento das políticas públicas de valorização da vida nos ambientes de trabalho. Por meio de debates e audiências públicas, buscaremos sensibilizar e conscientizar a sociedade, as empresas e os órgãos governamentais sobre a importância da promoção da SST”, explica Larissa Barreto Pessoa, presidente da Abraest. Para ela, a Frente trará benefícios não só aos trabalhadores como à prática dos profissionais de SST. “Em resumo, a atuação da Frente Parlamentar pode resultar em um ambiente regulatório mais favorável, com políticas públicas mais eficazes, legislações mais alinhadas às necessidades dos profissionais de segurança do trabalho e uma maior atenção parlamentar às questões específicas dessa área. Isso, por sua vez, pode contribuir para a melhoria das condições de trabalho e segurança, beneficiando os engenheiros de segurança do trabalho e, consequentemente, todos os trabalhadores”, cita. Dionathas Joaquim, diretor Técnico do Sintest-DF, concorda com a melhoria que Frente trará para o dia a dia da SST. “A Frente busca conferir uma voz mais robusta aos Técnicos de Segurança do Trabalho, permitindo que desempenhem um papel ativo na promoção da saúde ocupacional e na prevenção de acidentes, contribuindo, assim, para ambientes laborais mais seguros e saudáveis”, destaca. PRIORIDADES Segundo Wilton Cardoso, presidente do Sintest-DF, neste momento a Frente Parlamentar já estabeleceu a implementação de ações prioritárias para fortalecer a SST no Distrito Federal. “Além das campanhas educativas, destacamos a importância das inspeções preventivas, visando realizar um levantamento detalhado das áreas com maior necessidade de intervenção em termos de segurança no trabalho. Classificaremos as frentes de trabalho em categorias como urgentes, prioritárias, essenciais e triviais. Essa classificação nos permitirá direcionar nossos recursos e esforços de maneira estratégica, concentrando-nos nas áreas que demandam uma atenção imediata e intensiva. Ao adotarmos essa abordagem, não apenas promoveremos a conscientização, mas também atuaremos proativamente na promoção, orientação e fiscalização das práticas de segurança em setores econômicos específicos”, diz. Cardoso revela que já foram identificadas necessidades de atuações específicas em setores-chave, como escolas, hospitais e obras públicas. “Estas áreas foram identificadas como prioritárias, evidenciando nossa abordagem proativa na promoção, orientação e fiscalização das práticas de segurança. Embora o plano esteja em desenvolvimento, essas medidas iniciais demonstram nosso compromisso imediato em criar ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis em todo o Distrito Federal” resume.
Seconci-DF tem aumento de 44,5% no número de atendimentos em 2023

O aumento é relativo aos dois meses do ano de 2022 e reforça a presença da instituição junto às empresas na valorização dos trabalhadores da construção do Distrito Federal Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF De janeiro a dezembro de 2023, o Seconci-DF teve 119.320 atendimentos realizados em todas suas áreas de atuação. Esse número representa 44,5% de aumento em relação ao ano de 2022, quando a instituição realizou 82.574 atendimentos nas áreas de medicina ocupacional e assistencial, odontologia, segurança do trabalho e serviço psicossocial (com atendimentos e palestras de sensibilização). No acumulado, o Seconci-DF vem crescendo desde 2020, quando os atendimentos caíram drasticamente em função da pandemia de COVID-19. Além do número crescente, outro fator que reforça os números obtidos é a expansão dos serviços e de novas áreas de atendimento como o retorno do serviço psicossocial e de novas especialidades de medicina assistencial com a chegada da urologia, do Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD) e da contratação de novos profissionais como psicóloga e cirurgiões dentistas para atender a demanda das empresas. O presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, conta que o ano de 2023 foi decisivo para que a instituição se firmasse como parceiro na promoção da responsabilidade social do setor. “Ampliando os horizontes da nossa atuação, expandimos o atendimento médico assistencial com a chegada de novos serviços. Seja na área de saúde física e mental, o Seconci-DF trouxe de volta, em 2023, o programa Seconci Itinerante, agora repaginado e com um novo nome: SECONCI PRESENTE, possibilitando mais serviços e mais atendimentos nos canteiros das empresas associadas”, contou Carlos Eugênio. “Seguimos buscando melhorias e acreditando na força e no potencial que o Seconci tem, com apoio das empresas e demais sindicatos representativos do setor, para com o trabalhador da construção. Que ele e seus familiares possam ser beneficiados pelo setor da construção e pelo serviço social que praticamos há tantos anos”. CARLOS EUGÊNIO DE FARIA FRANCO, presidente do Seconci-DF No acumulado, já somando os dados de 2023, o Seconci-DF, que atua no setor da construção do DF desde 1988, tem 4,5 milhões de atendimentos realizados. Em média, são 129.635 atendimentos realizados por ano. Números de 2023: Total: 119.320 ACUMULADO DE ATENDIMENTOS DOS ÚLTIMOS 4 ANOS Em comparação com os últimos 4 anos, o aumento dos atendimentos realizados pelo Seconci-DF foi de 164,4%. Entre as áreas que mais tiveram destaque no ano passado foi a área médica com um aumento de 25,5% de 2022 para 2023. As demais áreas de atuação também seguem em busca de novos serviços e da melhoria do serviço prestado aos trabalhadores e às empresas parceiras e mantenedoras da obra social do Seconci-DF. Confira, abaixo, o que disse cada gestor das áreas atuantes da instituição: “Após um longo período de pandemia, 2023 foi um ano muito positivo para a área médica do Seconci-DF. Aumento do volume de atendimento, novas contratações para atender com mais agilidade os trabalhadores que procuravam nosso serviço médico. Para 2024 aumentaremos ainda mais a gama de atendimentos com o ambulatório de oftalmologia trazendo mais qualidade de vida e segurança ao trabalhador”, MAURÍCIO NIETO, gerente médico do Seconci-DF “A odontologia sempre foi um dos carros-chefes do Seconci e em 2023 reforçamos a importância desse trabalho na promoção da saúde bucal dos trabalhadores da construção. Dessa forma, investimos na área com a contratação de novos profissionais, com a reforma das nossas unidades móveis, aquisição de um raio-X digital, possibilitando o aumento do número de atendimentos e da comodidade para nossos beneficiários” MÁRA LÚCIA CAMPOS, gerente de odontologia do Seconci-DF “2023 foi um ano desafiador para a segurança do trabalho, pois em janeiro deste ano, iniciou a obrigatoriedade, pelas empresas, do envio do evento S-2240 (referente as condições do ambiente de trabalho) para o eSocial. Para dar suporte adequado às empresas parceiras, o Seconci adquiriu um sistema informatizado para elaboração do PGR e Laudos Técnicos“, JULIANA MOREIRA DE OLIVEIRA, gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF “O Serviço Psicossocial teve grandes desafios nas palestras, nos atendimentos individualizados e no Seconci Presente – Atendimento Médico e Psicossocial, com inúmeros resultados positivos na recuperação de nossos colaboradores, além das palestras de sensibilização que tiveram um alcance de cerca de 15 mil trabalhadores. O ano de 2024 será um ano de desafios com grandes projetos que beneficiará os colaboradores nas áreas profissional, pessoal e familiar” ROSEANE DOS SANTOS, assistente social do Seconci-DF
Campanha da dengue visita quatro canteiros e alcança cerca de 400 trabalhadores

Em uma semana, equipe realizou palestras, vistorias e orientou empresas do setor para prevenir e evitar casos da doença nos ambientes de obras Assessoria de comunicação Social do Seconci-DF A campanha da dengue na construção, realizada pelos sindicatos e entidades representativas do setor, fechou a primeira semana de ação com quatro canteiros visitados e um alcance de 368 trabalhadores. Os profissionais visitaram obras em Samambaia, Noroeste e Sudoeste. Nas próximas semanas, outras empresas receberão os profissionais para falar sobre o tema. Até o momento, estão agendadas visitas para diferentes cidades até o dia 11 de março. As empresas que tiverem interesse em levar a campanha para seus canteiros podem entrar em contato com o Seconci-DF pelo telefone 61 98166-6969 ou pelo e-mail seconci@seconci-df.org.br e agendar uma visita. Além da visita, há também um cartaz digital com dicas de prevenção especificamente para os canteiros que pode ser baixado aqui e fixado nos murais e locais de grande circulação nos canteiros de obras. A campanha da dengue na construção do DF é uma realização do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF), Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção (Sticombe), Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Associação Brasiliense dos Construtores (Asbraco) e a Associação de Moradores e Comerciantes do Noroeste (AmoNoroeste)
Seconci-DF começa a agendar consultas oftalmológicas

Inaugurando mais uma especialidade de medicina assistencial, o benefício é para os trabalhadores das empresas associadas Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Os trabalhadores que necessitam de atendimento oftalmológico já podem agendar uma consulta e a realização de exames, sem nenhum custo, no Seconci-DF. Essa nova especialidade faz parte da medicina assistencial e terá atendimento duas vezes na semana para todos os trabalhadores das empresas parceiras do Seconci-DF. Para realizar o agendamento dos trabalhadores, basta acessar do Seconci-DF (https://www.seconci-df.org.br/medicina-assistencial/) e, na aba de opções, escolher “OFTALMOLOGIA”. O Seconci-DF está investindo na expansão e melhoria do atendimento médico assistencial. Ao falar sobre a nova especialidade, o gerente médico, Maurício Nieto, conta que o cuidado oftalmológico regular é essencial para manter a saúde dos olhos e a qualidade de vida a longo prazo. “Além da prescrição de óculos existe uma série de doenças que afetam os olhos durante nossa vida. Algumas dessas doenças são silenciosas, como glaucoma e retinopatia diabética, onde o somente um profissional habilitado consegue realizar o diagnosticado precoce evitando sequelas permanentes no futuro. Uma boa visão durante o trabalho na construção civil evita acidentes de trabalho além de melhorar a qualidade de vida do trabalhador”. Além de oftalmologia, o Seconci-DF oferece, sem custo, atendimento assistencial nas áreas de clínica médica, urologia, além do Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD). Se você trabalha numa empresa parceira da instituição, procure o RH da sua empresa e solicite o agendamento de uma consulta. Para mais informações, entre em contato conosco no telefone (61) 3399-1888 ramal 210 ou pelo e-mail seconci@seconci-df.org.br.