Esses são os números alcançados pela atuação do serviço psicossocial nos canteiros de obras durante o ano passado
Comunicação Seconci-DF
O Seconci registrou números expressivos em suas ações voltadas para valorização dos trabalhadores da construção civil em 2024. No total, 1.297 atendimentos psicossociais foram realizados, além de 156 palestras de sensibilização que alcançaram 17.220 trabalhadores nos canteiros de obras.
O programa Seconci Presente também teve forte atuação, com 52 empresas visitadas e 984 atendimentos diretos realizados. Além disso, 440 encaminhamentos para redes de apoio foram efetuados através do serviço psicossocial para promoção do bem-estar do ser humano e da qualidade de vida no setor.
Para o presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, o psicossocial é importante porque, para além da saúde física, cuida da saúde mental dos trabalhadores. Ele falou sobre a criação de ações e projetos pela área ao longo de 2024. “Criamos projetos e ações em benefício das empresas como a criação do Selo Empresa Parceira, do projeto ‘EU PROTEJO AS MULHERES’, de combate à violência doméstica, entre outras ações e parcerias que impactaram os trabalhadores”, explicou Carlos Eugênio.
O serviço psicossocial tem aumentado sua atuação junto às empresas e trabalhadores. São campanhas e atendimentos que reforçam a importância do cuidado e da necessidade de procurar ajuda. “As palestras, além de sensibilizar e terem um cunho educativo, com temas diversificados, é a porta de entrada para o acolhimento individualizado dos colaboradores. Esse atendimento é feito pelas profissionais da área e, quando necessário, realizamos os encaminhamentos devidos,” contou Roseane.
A gerente geral do Seconci-DF, Geórgia Grace Bernardes, complementa dizendo que “para além da concretude e expressão de nossos números de atendimentos e serviços, realiza-nos enormemente: 1) termos a transparência e a consciência de aplicarmos com muita responsabilidade os recursos advindos das empresas que se encontram em conformidade legal com a CCT; e 2) sentirmos confiantes de que nossa missão social está sendo bem cumprida quando recebemos inúmeras avaliações preciosas dos trabalhadores da construção, justificando nossa razão de ser”, comentou Geórgia.
Mais do que números, o atendimento realizado pelas profissionais do psicossocial transforma a vida dos trabalhadores e das pessoas com quem eles convivem. o técnico de manutenção Lucelio Venâncio, construtora Orion, se sensibilizou com o trabalho do Seconci. “A maneira como elas transmitiram a importância de reconhecer os sinais de violência doméstica e de buscar ajuda é muito motivador. Esse trabalho é muito lindo e deve ser levado para o máximo de trabalhadores possíveis”, disse ele.



Leia mais:
Seconci-DF: Segurança do Trabalho alcança números expressivos em 2024