Veja como foi a atuação do Seconci nos canteiros e na promoção de ambientes seguros ao longo do ano
Comunicação Seconci-DF
O Seconci-DF tem se consolidado como referência em segurança do trabalho ao apresentar números impressionantes nos serviços prestados e no impacto gerado para empresas e trabalhadores. Somente em 2024, a área conseguiu números expressivos com sua atuação junto às empresas parceiras e, principalmente, no treinamento dos trabalhadores.
Entre os destaques da segurança, estão a elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), dos laudos técnicos (LTCAT e LTIP), treinamentos como NR18 e NR35, além da realização da CIPA e do treinamento dos membros desta Comissão, além de palestras e disponibilização de cartazes. Para o presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, o suporte oferecido às empresas parceiras no quesito segurança do trabalho já é reconhecido em todo o setor.
Carlos Eugênio reforça que “o compromisso do Seconci-DF é garantir que cada trabalhador tenha um ambiente seguro e adequado para exercer suas funções. Esses números refletem nosso esforço contínuo e dedicação à segurança no trabalho”, disse.
Números que fazem a diferença
- 252 programas monitorados
- 10 treinamentos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
- 09 montagens de CIPA
- 142 laudos técnicos
- 54 perfis profissiográficos
- 51 palestras realizadas
- 245 treinamentos admissionais
- 09 treinamentos específicos para trabalho em altura (NR-35)
- 176 empresas atendidas
Trabalhadores beneficiados
- 6.786 por meio dos programas monitorados
- 3.859 pelas palestras
- 101 pelos cursos de CIPA
- 4.683 pelos treinamentos NR-18
- 139 pelos treinamentos de NR-35
- Total: 15.568 trabalhadores impactados
Para a gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, o aumento nos números de atendimentos do setor em 2024 reforça a confiança das empresas nosso trabalho. “Os profissionais da gerência de segurança do trabalho do Seconci-DF são altamente capacitados para a sua principal missão que é conscientizar empregadores e empregados do setor da construção civil na prevenção de acidentes de trabalho. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma equipe tão comprometida”, disse Juliana.
A gerente geral do Seconci-DF, Geórgia Grace Bernardes, complementa dizendo que “para além da concretude e expressão de nossos números de atendimentos e serviços, realiza-nos enormemente: 1) termos a transparência e a consciência de aplicarmos com muita responsabilidade os recursos advindos das empresas que se encontram em conformidade legal com a CCT; e 2) sentirmos confiantes de que nossa missão social está sendo bem cumprida quando recebemos inúmeras avaliações preciosas dos trabalhadores da construção, justificando nossa razão de ser”, comentou Geórgia.
Para a engenheira de segurança da empresa parceira Soltec Engenharia, Denise Duarte, a construção civil é um setor que apresenta muitos riscos aos trabalhadores, por isso é essencial que as empresas tenham o Seconci como parceiro. “Por meio do Seconci, conseguimos atuar de forma preventiva, resultando no aumento da produtividade e em uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores”, finaliza Denise.



Leia mais:
Mais de 80 mil atendimentos médicos na construção do DF
Psicossocial: mais de 17 mil trabalhadores sensibilizados em 2024